Para os pais que estão pensando em adotar uma criança, os requisitos de idade podem parecer desnecessários. Afinal, se uma criança precisa de uma casa, os pais em potencial estão disponíveis para fornecê-la. Os requisitos de idade são normalmente estipulados em muitos tipos de adoções porque as agências e os governos veem a idade como um sinal da capacidade de criar um filho.
O que há em uma idade?
Pais que são muito jovens e tentam adoção podem ter compromissos não resolvidos ou podem ter outros objetivos para o futuro. As pessoas que estão próximas da aposentadoria podem não querer voltar a trocar fraldas e perder o sono. A idade mostra um nível de maturidade entre os pais que podem ter passado anos esperando por um filho, passando tempo com outras crianças e aprendendo sobre a criação dos filhos. Os requisitos de idade são estabelecidos para garantir que as crianças adotadas frequentem lares com pais com maior probabilidade de serem financeiramente e emocionalmente estáveis.
Adoção internacional
Os pais que adotam internacionalmente são obrigados a se submeter às leis de tanto os Estados Unidos quanto o país de nascimento de seus filhos para atender aos requisitos. A idade mínima e máxima para pais adotivos em potencial varia de acordo com o país. Por exemplo, de acordo com o Departamento de Assuntos de Crianças do Departamento de Estado dos EUA, os pais adotivos em potencial devem ter pelo menos 30 anos de idade, mas não mais de 55 anos para adotar um bebê da China. O Quênia exige que os pais tenham 25, mas não mais de 65 anos, enquanto os pais adotivos do Quirguistão precisam ter apenas 18 anos. Adotando em Casa
Enquanto a maioria dos estados não tem uma idade mínima para adotar uma criança no país, um pai biológico pode considerar a idade dos pais adotivos ao tomar uma decisão. Alguns pais biológicos querem que seus filhos sejam criados por pais “experientes” e podem escolher um casal que seja mais velho. Outros podem querer que seu bebê seja o primeiro filho e escolher um pai em potencial. Algumas adoções domésticas são organizadas por meio de uma agência, e pais nascidos e adotivos podem nunca se encontrar. Nessas circunstâncias, a agência pode ter um requisito de idade mínima ou máxima.
Considerações sobre cuidados adotivos
Os pais adotivos devem ser licenciados antes de levarem uma criança para a casa e, em muitas situações, o cuidado de uma criança pode levar a sua adoção pelos pais adotivos. A Voz Nacional dos Pais Foster afirma que, embora os requisitos básicos para se tornar um pai adotivo diferem em cada estado, todos os pais adotivos potenciais devem ter pelo menos 21 anos de idade antes de poderem ser licenciados para cuidar de um filho adotivo ou adotar essa criança.
Recursos
Independentemente do tipo de adoção, os pais que desejam considerar a adoção de uma criança e que têm dúvidas sobre as exigências de idade têm recursos para obter mais informações. O Portal de Informações de Bem-Estar da Criança tem uma grande quantidade de informações sobre a adoção e lista os requisitos para pais em potencial por estado de residência.