Se você se preocupa com o tipo de programação de mídia que seu filho vê e como isso influencia seu comportamento, você não está sozinho. Preocupações sobre os efeitos da mídia visual sobre o comportamento social das crianças aumentam à medida que o acesso à mídia violenta abunda no lar típico. Mais de 30 anos de pesquisa com foco no efeito da mídia visual em crianças e adolescentes confirma uma relação entre a violência na mídia e o comportamento agressivo. Os resultados parecem consistentes se os pesquisadores usaram um método longitudinal, experimental ou transversal.
Perigos da mídia visual -
A Academia Americana de Pediatria relata que a exposição à violência na mídia inicia problemas com comportamento agressivo, pesadelos, dessensibilização à violência, ansiedade e depressão. A exposição repetida a meios agressivos cria uma atitude de que a agressão é uma ferramenta de solução de problemas apropriada que facilita o sucesso. Quando as crianças percebem temas assustadores vistos na mídia como realidade, eles determinam que seu mundo é um lugar angustiante e sinistro. As crianças podem apresentar problemas de sono, perder a escola, desistir dos amigos e temer que possam se tornar vítimas de violência.
Pais não advertidos
Pais que monitoram ativamente a mídia visual de seus filhos podem receber informações inadequadas ou enganosas. A Associação Nacional de Psicólogos Escolares relata que menos de quatro em cada dez programas alertam os pais sobre conteúdo sexual ou violento com um sistema de classificação baseado em conteúdo. Em um estudo publicado em uma edição de 2006 do "Journal of Consumer Affairs", os pesquisadores descobriram que as informações de classificações para comerciais em horário nobre não atendem ao padrão da Federal Trade Commission e não possuem informações completas sobre divulgação de classificações. Apenas 20% dos pais usam o controle de visualização ou v-chip instalado em sua televisão e a maioria dos pais não sabe da sua existência.
Vulnerabilidade
Algumas crianças correm maior risco de sofrer efeitos negativos da exposição a mídia visual. A Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente relata que existe uma forte correlação entre exposição a meios violentos e comportamento agressivo entre adolescentes "em risco". Heróis da mídia violentos que "resolver problemas" com armas automáticas se tornam modelos para adolescentes que foram vitimados. Na ausência de modelos não violentos de resolução de conflitos, esses adolescentes podem imitar as ações do violento herói da mídia para resolver seus problemas.
Implicações para os pais
Seja um exemplo positivo de mídia para seus filhos por meio de sua escolha seletiva. uso de mídia e supervisão de sua exposição à mídia visual. Resista à tentação de usar a mídia como uma babá conveniente e enfatize o valor das atividades sem mídia em sua casa. Quando os pais iniciam a educação para a mídia, as crianças se tornam menos suscetíveis aos efeitos negativos da mídia visual, diz a Academia Americana de Pediatria. Outras vantagens da educação para a mídia incluem fazer escolhas informadas na mídia, limitar o uso da mídia e adquirir habilidades críticas de pensamento e visualização. , , ] ]