casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Desequilíbrio hormonal em crianças

O corpo do seu filho depende de hormônios para realizar funções corporais diárias. De dormir a metabolizar alimentos, os hormônios são uma parte vital da vida. No entanto, quando os hormônios do seu filho não estão adequadamente equilibrados, podem ocorrer sintomas adversos que exigem tratamento.

Hormônios são regulados pelo sistema endócrino. Este sistema inclui as glândulas pituitária, tireóide, pâncreas e supra-renais. Cada uma dessas glândulas é responsável por liberar hormônios específicos que controlam as funções do corpo. Quando os níveis hormonais apropriados não são liberados - ou há liberação excessiva de hormônios - ocorre um desequilíbrio hormonal.

Várias condições relacionadas ao desequilíbrio hormonal podem afetar jovens do sexo masculino e do sexo feminino. Para os meninos, os desequilíbrios hormonais podem causar puberdade de início precoce, obesidade, falta de apetite, icterícia, perda de cabelo e crescimento ósseo lento, de acordo com o Newport Children’s Medical Group. Nas meninas, os problemas de desequilíbrio hormonal incluem puberdade precoce, excesso de pêlos faciais, mau humor, problemas de sono e menstruação atrasada.

Muitas condições associadas a desequilíbrios hormonais são passadas como outras condições. Por exemplo, a obesidade infantil pode ser atribuída à falta de dieta e exercício físico quando um desequilíbrio hormonal é realmente culpado; o mau comportamento pode ser atribuído à irritabilidade em vez de um desequilíbrio da tiróide. No entanto, crianças com desequilíbrios hormonais muitas vezes experimentam sintomas adicionais, como crescimento lento, pele seca, fadiga inexplicável ou constipação, de acordo com a Academia Americana de Médicos de Família. Se você suspeitar que seu filho tem um desequilíbrio hormonal, discuta a possibilidade com o seu pediatra.

Tratamentos

O tratamento para o desequilíbrio hormonal de uma criança muitas vezes depende da gravidade de sua condição. Um médico pode prescrever medicamentos ou terapias hormonais para corrigir desequilíbrios. Mudanças na dieta e exercícios também podem ser recomendadas. Em casos graves, a cirurgia para remover tumores criados por desequilíbrios hormonais pode ser recomendada.

Um problema crescente entre os jovens atletas é o aumento do abuso de hormônios, particularmente de esteróides anabolizantes usados ​​para alcançar um crescimento rápido. Esses medicamentos afetam o equilíbrio hormonal normal, causando um desequilíbrio auto-criado. Como os efeitos a longo prazo dessas drogas são desconhecidos, é importante que os jovens se abstenham de usá-los. Se você suspeitar que seu filho está tomando esses hormônios, procure ajuda médica imediatamente.