Cada família tem sua própria estratégia para criar filhos, e essas estratégias se enquadram em categorias diferentes. Duas dessas categorias, permissivas e autoritativas, descrevem técnicas parentais polares opostas. Os pais que empregam um desses estilos podem estar curiosos para saber como esses dois estilos se comparam. Conhecer as diferenças entre esses estilos parentais pode influenciá-lo a fazer algumas mudanças na forma como você cria seus filhos.
Definição de Parentalidade Permissiva
Parentalidade permissiva decorre do desejo natural de mostrar seu amor por seus filhos. As mães e os pais que empregam essa forma de criar filhos acham difícil dizer não aos filhos, o que resulta em um estilo de pais um pouco negligente. Filhos de pais que são permissivos devem estabelecer seus próprios limites. Por estarem acostumados a obter a maior parte do que desejam de seus pais, tendem a ser os principais tomadores de decisão em termos de como são criados.
Definição de Parentesco Autoritário
Pais usando o estilo autoritário estabelecem limites de empresa para seus filhos. No entanto, eles tendem a incorporar seus filhos na elaboração desses limites, incentivando-os a discutir como se sentem e explicando por que essas regras ou limites são benéficos. O pai autoritário, enquanto firme com seus filhos, permite-se estar aberto à discussão, incentivando seus filhos a serem ativos em expressar suas necessidades.
Parentalidade permissiva: Prós e Contras
Comparado aos pais autoritários, permissivo os pais podem parecer quentes e confusos. No entanto, esse charme no nível da superfície tem um preço. Os pais que usam o estilo permissivo tendem a criar filhos exigentes que têm pouco respeito pela autoridade dos adultos. Isso pode dificultar o gerenciamento da vida social de um filho, já que ele provavelmente não está preparado para a rejeição. Enquanto a paternidade permissiva deriva do amor, os pais excessivamente permissivos seriam aconselhados a ser mais firmes com seus filhos, de modo a não criar filhos excessivamente impulsivos e imaturos.
Parentes Autoritários: Prós e Contras
Ao contrário de permissivos a parentalidade, que é pouco exigente e não responsiva, a parentalidade autoritária é exigente e responsiva. A paternidade autoritária tem um aspecto em comum com a paternidade permissiva: ela permite que as crianças pratiquem tomar decisões importantes na vida. No entanto, diferentemente da paternidade permissiva, a paternidade autorizada dá aos pais o chamado final, o que pode proteger as crianças de fazer escolhas ruins ou perigosas. As crianças criadas sob o estilo autoritário tendem a ser autônomas e respeitosas da autoridade. Os pais que não usam atualmente o estilo parental autoritativo podem considerar a adoção de algumas de suas estratégias.