Cartões de dicas visuais
Cartões de dicas visuais podem fornecer uma criança no espectro do autismo com sugestões para induzi-lo a um comportamento apropriado e escolhas ao interagir com os pares. Você pode criar cartões de sugestão para seu filho cortando fotos de revistas, usando fotografias ou fazendo seus próprios desenhos simples. Os cartões de dicas visuais podem ajudar uma criança autista a lembrar como abrir e comer seu lanche, como se preparar para a escola pela manhã ou como arrumar sua mochila no final do dia letivo. Você pode usar cartões de sugestão para ajudá-lo a aprender e lembrar os diferentes passos para usar o penico. Para ajudar uma criança a identificar emoções, prepare cartões de sugestões que denotem expressões faciais. Sente-se com seu filho e mostre a ele fotos de diferentes expressões faciais. Identifique as emoções para ele quando ele tiver problemas, e então peça a ele que aponte para a imagem correta que corresponde à emoção que ele está sentindo.
Scripts - Eventos diários e situações sociais comuns podem ser aterrorizantes criança com autismo. Você pode criar um script para descrever procedimentos e eventos e ajudar uma criança a se sentir menos ansiosa. Os scripts podem ajudar uma criança autista a entender por que as coisas estão acontecendo. Por exemplo, para a primeira consulta do seu filho a um dentista, prepare um roteiro simples que descreva o processo. Revise o roteiro com ele antes e mostre o roteiro durante o compromisso para que ele se lembre do que esperar. Você pode usar um script para ajudar o papel do seu filho em uma situação social difícil na escola. Se seu filho está tendo problemas com provocações, escreva um roteiro para ele e incentive-o a representar possíveis respostas e ações. Os scripts podem até mesmo ajudar seu filho em cenários muito básicos, como pedir ajuda na sala de aula.
Jogos sociais
Os jogos são uma maneira divertida de tornar o aprendizado mais interessante para o seu filho com autismo. Mesmo um jogo simples como esconde-esconde pode ajudar uma criança a aprender sobre a reviravolta. Como as crianças no espectro, às vezes, têm dificuldade em permanecer engajadas com os jogos, você terá que se esforçar para manter a atenção dele. Você pode começar com um pequeno jogo um-a-um antes de convidar outras crianças para jogar. Dê ao seu filho a chance de se esconder primeiro e depois, quando ele se interessar pelo jogo, dê a ele a chance de encontrá-lo. Se o seu filho é muito novo, jogue um jogo curto de peek-a-boo com ele. Se ele for mais velho, tente um jogo de cartas com regras simples, como Go Fish ou Memory, e depois siga em frente.
Combinando cartões de dicas e scripts com jogos sociais
Quando você estiver pronto para convidar outras pessoas Para as crianças brincarem de jogos sociais, você pode usar cartões de dicas e scripts para ajudar tanto a criança com autismo quanto seus pares neurotípicos a interagirem juntos em um cenário de brincadeira. Antes de criar uma situação de jogo social, certifique-se de selecionar colegas que sejam carinhosos e socialmente maduros. Escolha um jogo que seu filho goste de jogar, pois o objetivo é que ele se sinta confortável e aproveite o jogo social. Prepare cartões de dicas para ajudar seu filho a interagir com os colegas. Por exemplo, se o jogo envolver blocos de construção, prepare os cartões de sugestão que farão com que seu filho faça as observações apropriadas. Um cartão pode levar seu filho a dizer: "Olhe o quão alto é essa torre!" ou "Eu gosto do seu prédio". Você também pode usar cartões de sugestão durante jogos sociais para ajudar seu filho a se lembrar de compartilhar ou fazer a sua vez. Uma vez que seu filho inicie alguns desses comentários e ações por conta própria, você pode arrumar o cartão de sugestão.
Modelagem de Vídeo
A modelagem de vídeo pode ser uma atividade de habilidades sociais particularmente eficaz. A criança com autismo observa os comportamentos apropriados em uma tela e, por meio da repetição, aprende a modelar esses comportamentos em situações da vida real. Você pode fazer seus próprios vídeos curtos usando uma webcam e até usar membros da família para encenar cenas. Como você pode reproduzir um vídeo repetidamente, seu filho pode rever cenas de interação social várias vezes. Se você estiver fazendo um vídeo para seu filho, pense no comportamento que está tentando atingir. Escreva um roteiro curto antes do tempo e mantenha-o simples e direto.
Benefícios das Atividades de Habilidades Sociais
Uma criança autista pode ter pouco funcionamento e ser virtualmente não-verbal, ou uma criança pode ser de alta funcionamento, como crianças com síndrome de Asperger, ou em algum lugar entre. As atividades de habilidades sociais proporcionam aos pais, cuidadores e escolas a oportunidade de interagir com a criança em um ambiente divertido e estruturado. O treinamento de habilidades sociais pode ajudar uma criança com autismo a se sentir mais confiante e aumentar seu senso de auto-estima. Crianças com autismo podem sofrer de depressão ou ansiedade severa, à medida que envelhecem. O treinamento de habilidades sociais pode ajudar essas crianças a se sentirem menos isoladas e mais confiantes na vida.
, , ] ]