Muitos pais permitem que seus filhos assistam televisão desde muito cedo. Embora muitas crianças pequenas assistam regularmente à TV, a Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças menores de dois anos não assistam a nenhuma televisão, e as crianças com mais de dois anos devem assistir no máximo a uma ou duas horas por dia. Mesmo programas de televisão educativos podem afetar o cérebro. Limitar a exposição à televisão pode minimizar alguns dos seus efeitos sobre o desenvolvimento do cérebro.
Desenvolvimento cognitivo
Embora muitos programas infantis contenham conteúdo educacional, a exposição a esse material não parece realmente tornar as crianças mais inteligentes. Um estudo de 2005 conduzido por FJ Zimmerman da Universidade de Washington, intitulado "visão da televisão infantil e resultados cognitivos: uma análise longitudinal dos dados nacionais," encontrado efeitos cognitivos em geral negativas entre as crianças que viram regularmente televisão antes de idade 3.
Agressão
Assistir muita TV quando criança, especialmente quando a programação contém violência, pode levar a comportamentos agressivos ao longo da vida. Um estudo de 15 anos, liderado por L. Rowell Huesmann, da Universidade de Michigan, encontrou uma correlação significativa entre a violência na TV e os comportamentos agressivos posteriores. A correlação foi particularmente forte em homens.
Menos leitura
A leitura é uma habilidade essencial para as crianças desenvolverem nos primeiros anos de educação, e de acordo com um estudo, as crianças que assistem muita televisão em um idade jovem são menos propensos a ler. O estudo, liderado por E.A. Vandewater, da Universidade do Texas, revelou que um terço das crianças menores de 6 anos cresceu em lares onde a televisão estava quase sempre ligada. As crianças dessas casas passavam menos tempo lendo e sendo lidas e eram menos proficientes em ler sozinhas.