Existem muitas razões pelas quais os pais gostariam de ter um registro do comportamento de seus filhos. Normalmente, a melhor maneira de diagnosticar um problema de desenvolvimento ou comportamento é por observação consistente ao longo de várias semanas ou até meses. Observando o seu filho durante um longo período de tempo, torna-se mais fácil identificar padrões de comportamento e, portanto, discernir potenciais gatilhos para comportamentos problemáticos. Se houver uma preocupação com um atraso no desenvolvimento, a observação atenta pode ajudar pais e professores a fazerem planos individualizados para ajudar a criança.
Escolha onde você gravará suas observações. Um caderno ou fichário são os melhores, pois são portáteis e podem ser trazidos onde quer que a observação esteja ocorrendo.
Defina um cronograma de horários de observação. Decida com que frequência e a que horas quer observar o seu filho. É melhor observar momentos diferentes durante o dia, já que atividades diferentes resultam em comportamentos diferentes.
Registre a hora e a data no início de cada entrada.
Observe objetivamente e registre o comportamento de seu filho. Tente não adivinhar o que seu filho está sentindo ou sua motivação para qualquer comportamento. Registre apenas ações e declarações detalhadas e descritivas, sugere o Modesto Junior College.
Passe várias semanas observando e gravando, e depois examine suas observações sozinho ou com a ajuda de um profissional para anotar quaisquer padrões.
Dica
Se o seu filho perguntar o que você está fazendo, não há problema em dar uma resposta vaga. Se ela sabe que você está escrevendo sobre ela, isso poderia levá-la a se comportar de maneira não natural. Dependendo dos seus objetivos para observar seu filho, você pode observar muitos tipos diferentes de comportamento. Algumas delas incluem frequência e tipos de agressão, número de interações sociais ou preferências por um tipo particular de jogo.
Advertências
Se você não tem certeza se seu filho tem um problema de desenvolvimento ou comportamento, consulte o seu pediatra ou um especialista em desenvolvimento.
Coisas necessárias
Caderno ou encadernação
Lápis
, , ] ]