A primeira infância é definida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como o período que vai do nascimento até os 8 anos de idade. As crianças nesta faixa etária são mais propensas a conhecer seus pares em sua família extensa, grupos de brincadeiras, creches, pré-escola ou escola primária. Tal como acontece com as crianças mais velhas, a influência dos colegas no seu filho pode ser boa ou má, dependendo da situação. No geral, no entanto, os colegas podem impulsionar a socialização e a aprendizagem.
Fundamentos Sociais
Bebês com apenas seis meses de idade vão sorrir e balbuciar um para o outro. Aos 2 anos, as crianças vão se envolver em brincadeiras paralelas, sentadas lado a lado, mas jogando separadamente. As crianças em idade pré-escolar começam a formar pequenos grupos sociais e amizades aos 4 anos de idade, embora os grupos e relacionamentos provavelmente sejam mais fluidos do que os das crianças mais velhas. Seu filho aprende muito sobre o comportamento imitando os outros, incluindo os membros de seu grupo de brincadeiras ou aula de pré-escola.
Vocabulário
As crianças aprendem palavras com as pessoas ao seu redor. De acordo com o livro "Neurônios para Bairros", quanto mais palavras as crianças ouvirem, maior será seu vocabulário, o que aumenta sua capacidade de se comunicar de forma eficaz. Algumas crianças ouvem apenas 56 vozes e horas, enquanto outras ouvem mais de 700. As crianças que vêm de lares onde há pouca conversa se beneficiam ao serem agrupadas com crianças que são mais vocais. No entanto, se seu filho já tiver um bom vocabulário, colegas com habilidades iguais ou melhores o ajudarão a aumentá-lo.
Comunicação e socialização
Crianças que têm um vocabulário grande e que são bons comunicadores parecem ser mais aceitos por seus pares em um ambiente pré-escolar ou de grupo de recreação. Alguns emergem como líderes que geralmente têm um grupo de amigos que querem brincar com eles. Outros fatores que influenciam a popularidade de uma criança incluem sua capacidade de regular explosões emocionais, prestar atenção aos outros e dividir seu tempo entre os colegas. Comportamento bobo, admirado pelos colegas de classe, às vezes pode criar problemas para você ou seus professores.
Quando o seu filho interage bem com outras crianças em uma pré-escola ou ambiente de grupo, ele pode praticar habilidades mostradas a ele por adultos, como contar itens e escrever cartas para outros. Ele identifica estar na escola como uma oportunidade agradável de ver amigos e se divertir. Ele aprendeu quais comportamentos atrairão amigos para ele e quais provavelmente afastarão seus amigos. O contato regular com os colegas em um ambiente de grupo reduz o estresse de vocês dois em seu primeiro dia no jardim de infância.