casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Três razões pelas quais a violência na televisão afeta crianças

A violência na televisão é praticamente inescapável para muitos telespectadores, já que até mesmo os programas de televisão mostram muitas formas de violência durante uma temporada. Segundo a Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente, a criança típica da América assiste diariamente entre três e quatro horas de televisão. A AACAP também sugere que as crianças são altamente impressionáveis, aumentando assim a possibilidade de encorajar atos de violência mais tarde na vida. As razões pelas quais a televisão afeta as crianças podem ser resumidas em três áreas.

Solucionador de problemas comum

A violência na televisão afeta as crianças por meio de um processo psicológico chamado de dessensibilização. De acordo com a AACAP, esse processo sugere que, depois de uma exposição prolongada à exibição de atos violentos na televisão, as crianças ficarão entorpecidas com o que estão vendo e deixarão de ligar sentimentos negativos a atos violentos. Em outras palavras, as crianças aceitam mais a violência como uma ocorrência cotidiana e podem se esforçar para ver o ato como sendo inaceitável. Além disso, a AACAP sugere que as crianças encarem a violência como uma maneira aceitável de resolver problemas na vida.

Copycats

As crianças tendem a imitar as ações que vêem. Como a AACAP sugere, uma criança que assiste a um ato violento na televisão pode ser tentada a imitar a violência que observa. A agressividade tende a aumentar em crianças que assistem a uma grande quantidade de programas de televisão violentos, aumentando assim a probabilidade de imitar um ato que eles observam. Como afirma o site da AACAP, as crianças podem ser influenciadas dessa maneira após assistir a um único episódio de televisão violento, especialmente se a criança não for monitorada por um adulto durante a exposição ao programa. A probabilidade de imitação aumenta quando os atos violentos descritos ficam impunes no episódio televisivo específico.

Crianças expostas à televisão violenta podem, com o tempo, alterar seus humores para um efeito mais hostil, de acordo com um artigo no site da ParentsTV.org. Quando uma criança em média completar 18 anos, ele terá testemunhado 200.000 atos violentos na televisão, incluindo 8.000 assassinatos. O artigo prossegue afirmando que testemunhar repetidos atos impunes de violência aumenta os sentimentos gerais de hostilidade dentro da criança e pode levar à falta de empatia pelo sofrimento humano.