As crianças que moram em uma casa onde um ou ambos os pais estão ausentes precisam ter a oportunidade de ter suas perguntas respondidas. Os pais podem estar ausentes por uma variedade de razões, divórcio, morte, serviço militar, e é importante que as crianças sintam que podem entender porque um pai não está lá e amá-lo de qualquer maneira. Não importa por que um pai ausente, uma criança nunca deve se sentir culpada por querer saber mais. Manter as linhas de comunicação abertas sobre o pai ausente ajudará você e seu filho a construírem um relacionamento de confiança, onde nenhum assunto está fora dos limites.
Conversa Adequada à Idade
Perguntas sobre um pai ausente virão do seu filho de uma maneira apropriada à sua idade. As crianças mais novas podem simplesmente perguntar: “Onde está o papai? Onde está a mamãe? ”Ter uma resposta adequada à idade que esteja livre de raiva fará com que seu filho saiba que não há problema em perguntar. Dê ao seu filho o máximo de informações necessárias para que ele fique satisfeito até que a próxima pergunta apareça. Deborah Roth Ledley, Ph.D., sugere combinar as respostas que uma criança precisa ao seu nível de preocupação. Diga coisas como: "Mamãe e papai não se dão bem e decidimos que todos ficariam mais felizes se morássemos separados" ou "Algumas pessoas moram com mamãe e papai, e algumas moram com mamãe, ou apenas papai". crescer, você será capaz de compartilhar mais informações como ela pede.
Fique envolvido em
Se você é o pai ausente na vida do seu filho, uma das coisas mais importantes que você pode fazer por ele é Não importa o motivo da sua ausência, a tecnologia facilita o envio de fotos, o envio de e-mails ou conversas com seu filho pelo telefone. Desde que seu plano de pais permita comunicação regular, você é livre para se envolver com o seu filho. Considere reservar um horário regular todos os dias ou semanas para conversar, marque a data com o seu filho e não deixe que os conflitos de programação interfiram. Aproveite os serviços que permitem conversar cara a cara com você. o seu filho através da Internet.Incentive o seu filho a enviar-lhe um e-mail sobre o seu dia, e e enviar fotos digitais com frequência. Envie presentes e cartões surpresa para que ele saiba que você está pensando nele.
Preocupações
Se falar sobre os pais ausentes em sua casa não for suficiente para seu filho, considere levar seu filho a um conselheiro. Pode se tornar aparente à medida que seu filho amadurece e precisa compartilhar mais sobre seu pai ausente, e ela pode se sentir mais confortável conversando com um profissional. Você pode perceber mudanças em seu comportamento ou em suas notas. Ela pode parecer preocupada ou ter dificuldade em comunicar seus sentimentos. À medida que as crianças passam por transições como mudar de escola ou puberdade, as linhas de comunicação podem ficar temporariamente desativadas. Consulte o pediatra do seu filho para acompanhamento adicional.
Grupos de apoio
Os grupos de apoio são outra forma de ajudar os filhos de pais ausentes a sentirem-se como se não estivessem sozinhos. Isto é especialmente verdadeiro quando um ou ambos os pais estão no serviço militar, ou se a criança tem um pai que foi encarcerado. Conversar com outras famílias sobre como eles lidam com questões, medos e preocupações, e se conectar com outras crianças em circunstâncias semelhantes, ajuda crianças, pais e parceiros a obter o apoio e a compreensão de que precisam. Compartilhar sentimentos em um ambiente seguro pode ser uma maneira importante de superar a lacuna de comunicação que você pode ter com seu filho.
, , ] ]