Crie uma lista de comportamentos e ações que seu filho não pode controlar devido ao diagnóstico de seu asperger. Estes podem incluir comportamentos repetitivos, como fiar ou bater as mãos, juntamente com relações de pares pobres e fácil distração. Seu filho pode precisar de ajuda e orientação para superar esses problemas. No entanto, ela não deve ser disciplinada.
Estabeleça uma lista clara de comportamentos inaceitáveis em seu filho. Inclua informações e feedback de seu cônjuge, seu pediatra, babás, professores e outras pessoas que interagem regularmente com seu filho. Esses comportamentos inadequados incluem coisas como agressão, linguagem rude, desafio e não conformidade.
Desenvolva um formato apropriado para instruir seu filho sobre comportamentos que são inaceitáveis e resultarão em consequências negativas. Como os sintomas do asperger geralmente incluem dificuldades no processamento de informações, a lista pode precisar ser verbalizada, anotada e exibida em formato de imagem. Copiar a lista e colocá-la em toda a casa também pode ser útil para crianças com asperger.
Determine instruções preventivas para ajudar seu filho a aprender a maneira apropriada de lidar com situações difíceis. Através de dramatização, discussão e histórias, forneça ao seu filho alternativas para bater, gritar e jogar. Histórias sociais, desenvolvidas para ajudar crianças autistas a compreender situações difíceis, podem ser particularmente úteis para ensinar sobre comportamentos apropriados e inapropriados. Como as crianças com asperger frequentemente processam as informações lentamente, repita suas instruções preventivas várias vezes.
Implemente um plano de consequências. Para cada comportamento negativo que você identificou como impróprio do seu filho, decida a consequência. A Dra. Susan Giurleo, da Child Development Partners, lembra aos pais de crianças com distúrbios neurológicos que a disciplina precisa ser clara, concisa, consistente e calma. Se seu filho se comportar mal, diga-lhe em poucas palavras o que ele fez de errado e conte-lhe a conseqüência. Por exemplo, "bater no seu irmão é inadequado. Vá sentar na cadeira de tempo limite por 5 minutos".
Revise seu plano de disciplina regularmente. Considere sua consistência em relação à implementação do plano. Avalie o comportamento do seu filho e determine se o plano necessita de revisões com base na sua idade, desenvolvimento ou alterações comportamentais.
, , ] ]