O terapeuta comportamental James Lehman criou um programa passo a passo para ajudar os pais a lidar com o comportamento difícil das crianças. Com uma abordagem de solução de problemas, o Lehman fornece ferramentas para pais que podem ajudar a parar hábitos negativos e arraigados. Novos padrões de pensamento e respostas dos pais aprendidas com o programa podem levar a um comportamento melhor e a estratégias parentais positivas. O programa Total Transformation educa os pais sobre técnicas parentais ineficazes que muitas vezes levam a comportamentos indesejáveis em crianças . Os pais que se engajam em excesso de negociação com as crianças muitas vezes criam uma situação em que as crianças não entendem ou aceitam limites, alerta Megan Devine, Conselheira Profissional Clínica Licenciada, escrevendo para Empowering Parents. Os pais também podem ficar tão frustrados que gritam ou gritam durante a disciplina. Às vezes, um pai entra em um modo de “amigo” com um filho e se concentra em ter empatia com um jovem em vez de ser pai e mãe de maneira eficaz. Os pais também podem ir a extremos para dar demais a uma criança, o que cria uma sensação de direito. Os pais perfeccionistas exigem realizações irrealistas das crianças, o que geralmente cria ansiedade e frustração para elas. O pai superprotetor procura proteger a criança da frustração e do fracasso, o que pode fazer com que a criança se sinta incapaz.
Ferramentas de Transformação
Quando uma mãe entende suas técnicas parentais ineficazes, o Programa de Transformação Total fornece ferramentas para fazer alterar. Algumas ferramentas incluem fazer declarações diretas a uma criança, desconectar-se do engajamento negativo e instituir consequências claras e consistentes para o mau comportamento. Ferramentas adicionais incluem envolvimento honesto com as crianças, exemplos de valores positivos, redirecionando as crianças para longe do mau comportamento, usando scripts e escolhendo seus confrontos com seus filhos. Você também pode usar ferramentas como humor, tempo de transição, tratar seu filho como você quer que ele se comporte e modelar papéis positivos.
Identificando e gerenciando gatilhos
As crianças geralmente têm uma situação específica que leva ao mau comportamento . O Lehman chama essas situações de "gatilhos". Ao examinar os gatilhos do seu filho, você se posiciona para ajudar seu filho a evitar o comportamento indesejado. Observe o comportamento do seu filho por vários dias para perceber padrões comportamentais que levam ao mau comportamento. Por exemplo, você pode perceber que, toda vez que é hora de fazer a lição de matemática, seu filho se torna indisciplinado e obstinado. Após um exame mais minucioso, você pode descobrir que ela está lutando com a matemática e se sente sobrecarregada pelo assunto. Depois de identificar um gatilho, converse com seu filho sobre isso. Ao oferecer suporte para o problema subjacente e ajudar sua jovem a perceber que está agindo porque está frustrada e ansiosa, você pode ter sucesso em ajudá-la a evitar o mau comportamento. Lehman recomenda "cueing" para interromper episódios de gatilho. Escolha um sinal que pode passar entre você e seu filho para ajudá-la a perceber que precisa corrigir seu comportamento, porque ela está respondendo a um gatilho.
Alterando respostas
Lehman treina pais a elaborar um plano para respostas alternativas quando "children misbehave.", 3, [[Utilize estrutura em sua casa para reforçar suas expectativas. Explique seu plano para mudar a interação entre você e seu filho para que ele entenda que as conversas serão diferentes. Em vez de gritar ou discutir com seu filho, mantenha a calma e trabalhe para evitar a raiva ou a frustração. Desengate se um argumento ficar aquecido e se afastar do seu filho. Com consistência, seu filho deve, eventualmente, se aproximar para refletir seu exemplo de interação calma. , , ] ]