O sucesso na escola não é facilmente atingível para todas as crianças e muitas experimentam barreiras que tornam o aprendizado desafiador. As crianças podem ter dificuldade em compreender novos conceitos, uma incapacidade de se concentrar o tempo suficiente para aprender o material que está sendo apresentado ou uma deficiência não diagnosticada. A capacidade de reconhecer barreiras potenciais permitirá que você trabalhe com o professor de seu filho para implementar estratégias de ensino alternativas para que seu filho seja capaz de aprender.
Olhe para o dever de casa e o trabalho escolar de seu filho. Você pode descobrir as áreas com as quais seu filho tem dificuldade ao analisar as notas que ele recebe e por quê, aconselha Rock Moore e Michelle A. Moore, autores de "Estratégias Ativas de Ensino e Aprendizagem: Criando um Projeto para o Sucesso". As notas ruins podem destacar assuntos ou conceitos que seu filho não entende, para que você possa começar o processo de descobrir quais barreiras o impedem de internalizar informações específicas.
Veja como seu filho usa seu motor fino habilidades, que são as habilidades que permitem que seu filho conclua tarefas como escrever de forma legível, cortar com tesoura e colar. Essas habilidades são componentes essenciais do sucesso escolar porque permitem que o seu filho complete uma série de tarefas relacionadas à escola destinadas a aumentar a compreensão, de acordo com Christine MacIntyre, autora de "Identificando necessidades adicionais de aprendizado: ouvindo as crianças". Se seu filho se esforça para escrever cartas ou realizar tarefas práticas, você deve considerar falar com o professor para aprender maneiras de ajudá-lo a melhorar suas habilidades motoras.
Identifique se seu filho tem alguma dificuldade em ficar quieto e prestar atenção. MacIntyre escreve que algumas crianças têm dificuldade em aprender porque preferem se movimentar fazendo coisas em vez de ficarem sentadas e ouvindo. O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um diagnóstico que freqüentemente acompanha a inquietação crônica e o comportamento impulsivo. Mesmo que seu filho não tenha TDAH, falar com o professor de seu filho sobre formas alternativas de incentivar a concentração, como afastar a mesa de seus colegas, pode ajudar seu filho a melhorar o aprendizado.
Determine quanto tempo seu filho gasta ativamente envolvendo material sujeito. Muitas crianças são aprendizes visuais e simplesmente ouvir uma palestra de professor não permite que eles compreendam o material que está sendo apresentado. Moore et al. escreva que as crianças não podem aprender sem experimentar o que estão sendo ensinados. Experimentos científicos, projetos artísticos e encenações desempenham um papel importante na capacidade do seu filho de processar o que ele está aprendendo. Fale com o professor do seu filho para ver quanto tempo ele está se envolvendo ativamente e considere adicionar algumas oportunidades ativas de aprendizado em casa para complementar o que está acontecendo na escola.
Verifique a visão e a audição do seu filho . É difícil para uma criança aprender se não consegue ver ou ouvir bem. MacIntyre escreve que as deficiências frequentemente apresentam barreiras de aprendizagem porque tornam o desempenho acadêmico ainda mais difícil. Se seu filho não consegue enxergar bem, os óculos podem ajudá-lo a progredir significativamente na escola. Os problemas de audição podem ser resolvidos com aparelhos auditivos ou colocação diferente na sala de aula.
Dica
Aproxime-se do professor do seu filho com quaisquer preocupações que tenha. Seu trabalho é educar seu filho e trabalhar em conjunto permitirá que ele faça isso.
Advertências
Não ignore nenhum problema que você sente que seu filho possa ter. Se o seu filho ficar para trás na escola, o aprendizado futuro será ainda mais difícil para ele.
, , ] ]