Adicionar e subtrair parece fundamentalmente fácil para os adultos porque eles vêm fazendo isso há anos. As crianças precisam ter as etapas de adição e subtração explicitamente ensinadas - com materiais práticos quando possível - porque esses conceitos são novos para eles. Ensinar as crianças a somar e subtrair é necessário antes de abordar conceitos matemáticos mais sofisticados, como multiplicação e divisão.
Desenvolva um forte senso numérico em seus filhos ajudando-os a entender o que os números significam antes de introduzir os conceitos de adicionando e subtraindo. Esses conceitos parecerão confusos ou sem sentido se as crianças não se sentirem confortáveis com os números com os quais estão trabalhando. Por exemplo, você pode pedir aos alunos que pensem no número seis e quantas maneiras diferentes podem criar o número seis. As crianças podem saber que podem criar o número seis usando os pares de números de 6 e 0, 5 e 1, 4 e 2, ou 3 e 3. Derivar seu próprio entendimento de “famílias de fatos” fornecerá exemplos concretos para esses conceitos abstratos.
Ensina a contagem de saltos. Por exemplo, os alunos podem aprender a contar por 2s, numerando 2, 4, 6, 8 e assim por diante. O aprendizado de associações numéricas aumenta o senso numérico e ajuda os alunos a entender que a adição ajudou a pular para o próximo número, enquanto a subtração resultaria no número anterior.
Use materiais práticos ou problemas de palavras para Ajude os alunos a entender a adição e a subtração. Por exemplo, você pode dar a uma criança dois mármores e depois pedir que ela acrescente mais três bolinhas na pilha. Então, peça a ela para contar quantas bolinhas ela tem agora. Isso também funciona com a subtração. Você pode oferecer um problema de palavra, pedindo a uma criança para imaginar que três cavalos estão no celeiro. Peça a ela que imagine um cavalo correndo para fora do celeiro e pergunte quantos cavalos sobraram.
Incorpore truques divertidos para manter as crianças interessadas em adição e subtração. Por exemplo, peça aos alunos que tentem enganar uns aos outros adicionando ou subtraindo zero de qualquer soma. Uma criança pode dizer “O que são três zilhões mais zero?” Ou “O que acontece quando você subtrai zero de 9.999?”
Peça a seus filhos que façam exercícios de habilidade ou folhas de exercícios para reforçar sua aquisição de algumas das famílias de números básicos. Flash cards e planilhas podem ser entediantes para as crianças quando usadas em excesso, mas tornam interessante definir um temporizador e ver quantos problemas de soma e subtração seu filho pode completar dentro de um determinado período de tempo.
Dica
Evite ensinar seu filho a contar com os dedos, pois isso pode ser um hábito difícil de quebrar no futuro. Ensine-o a contar por 2s, 5s e 10s, indo até 100.
Avisos
Evite ensinar seus filhos a aprenderem adição e subtração usando os dedos, já que isso pode criar uma dependência esta estratégia. Embora a estratégia funcione bem com números menores, as crianças se sentirão perdidas ao tentar adicionar ou subtrair números maiores. Da mesma forma, as linhas numéricas podem ajudar na adição e na subtração, mas podem criar confiança para essa ferramenta.