À medida que as crianças crescem, a vida pode ficar mais desafiadora e confusa. Uma situação comum para muitos pré-adolescentes e adolescentes envolve a pressão negativa dos pares para participar de atividades potencialmente prejudiciais ou perigosas. Para preparar seu filho para suportar essa pressão dos colegas, ela precisará de fortes habilidades de recusa. As habilidades de recusa simplesmente envolvem recusar a pressão dos colegas e permanecer sozinha no princípio quando surge uma situação, afirma a Utah Education Network.
Ensine ao seu filho o primeiro passo para recusar algo com os colegas - um simples ”De acordo com o site Education.com. Incentive seu filho a entregar este pequeno desprezo em uma voz forte e firme - ela pode até não ter que dizer mais nada.
Prepare seu filho para a possibilidade de que ele precise repetir sua recusa mais de uma vez. Se os colegas continuarem a pressioná-la, instrua-a a manter contato visual e faça um forte e confiante "Não, obrigado" ou "Eu disse não".
Explique a diferença entre uma recusa assertiva e uma recusa agressiva em ajudar seu filho a recusar com sucesso. O site do Instituto Nacional sobre Abuso de Álcool e Alcoolismo da CoolSpot assegura que uma recusa assertiva significa manter-se ereto, manter contato visual, falar com firmeza e polidez e escolher palavras fortes e ativas que não causem uma impressão “frágil”, como: "não", em vez de "não posso", por exemplo. Uma resposta agressiva pode envolver reagir com raiva, ameaçar os outros ou criticar os outros - todas essas ações podem causar mais problemas para o seu filho. li>
Sugira que seu filho tente uma piada ou redirecione a atividade como um método de recusa.Ela poderia dizer algo sobre ficar verde com uma baforada de cigarro ou sugerir uma atividade diferente que mudaria o foco da atividade para longe da sugestão negativa.
Aconselhe sua criança a se afastar da situação de pressão dos colegas se as outras crianças não aceitarem sua recusa Ela pode fazer mais um "Não, obrigado" e depois ir embora com confiança, sugere Ir ene van der Zande, fundador e diretor executivo do site KidPower.
Pratique habilidades de recusa, aconselha o site Education.com. Comece fazendo com que seu filho peça que você se envolva em atividades prejudiciais e modele respostas de recusa eficazes para que ele possa ver como elas soam. Depois que seu filho ouvir várias opções diferentes, troque de lugar e comece a criar vários cenários em que os colegas possam tentar pressionar seu filho a fazer algo prejudicial ou perigoso. Continue praticando até que seu filho pareça e se sinta confiante.