As crianças exibem uma ampla gama de comportamentos. Cada um tem um temperamento diferente e responde de maneira diferente ao seu ambiente. Uma criança pode ser tímida e precisa de encorajamento a cada passo. Outro pode ser barulhento e destemido, precisando que você o impeça de fazer tudo o que aparecer em sua cabeça. Se um comportamento anormal interferir com o funcionamento normal, ou se houver uma mudança marcante no comportamento, os pais e outros cuidadores devem investigar as causas.
Abuso e Negligência
Se o desempenho escolar de uma criança se deteriorar repentinamente ou se ela começa a agir com medo ou agressivamente, abuso ou negligência pode ser a causa subjacente. O abuso pode ser verbal, físico ou sexual. Como o Child Information Gateway do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA explica, a criança pode se tornar anormalmente compatível. Ela pode parecer estar sempre atenta, como se algo ruim estivesse prestes a acontecer, e encolherá quando um adulto se aproximar. Ela pode estar mal vestida para o inverno e ter pouca higiene. Se uma criança exibe um comportamento altamente sexualizado, ou se recusa a se despir no vestiário depois da aula de ginástica, existe uma possibilidade distinta de abuso sexual.
Bullying
Se seu filho for vítima de bullying, ir à escola pode se tornar um pesadelo. Uma criança antes ansiosa para ir à escola pode chorar todas as manhãs e demonstrar ansiedade quando é hora de sair de casa. Um menino anteriormente independente poderia começar a se apegar a seus pais. Seu desempenho escolar pode se deteriorar e sintomas adicionais, como xixi na cama, podem aparecer. O bullying entre garotas é freqüentemente verbal, embora possa ser físico também. Os meninos tendem a intimidar outros meninos usando meios físicos. Seu filho pode chegar em casa da escola com ferimentos. Ele pode não querer explicá-los com medo de que, se ele denunciar os agressores, eles apenas aumentem sua intimidação.
Apnéia do sono
As crianças podem sofrer apnéia do sono como os adultos, embora a causa é muitas vezes adenóides aumentadas ou amígdalas, em vez de obesidade. A apnéia do sono leva a múltiplos despertares durante a noite e sonolência durante o dia. Segundo a Universidade de Stanford, a criança pode ficar irritada ou deprimida. Problemas de aprendizagem podem se desenvolver, juntamente com a deterioração do desempenho escolar. De manhã, ele pode parecer confuso. Durante o dia, ele pode ter dificuldade em se concentrar. A apnéia do sono pode levar a uma mudança significativa de personalidade.
Transtorno da convulsão
English Language Spanish Language Portuguese Language Japanese Language logo A apnéia do sono pode levar a uma mudança significativa da personalidade. Convulsões parciais complexas causam períodos de consciência alterada com consciência reduzida do ambiente. Durante a convulsão, a criança pode agir de forma estranha, fazer movimentos repetitivos ou mostrar comportamento agressivo em relação aos outros.
As crises de ausência causam uma breve perda de consciência, sem nenhum movimento convulsivo. A criança pode ter múltiplas convulsões durante o dia, mas para o observador externo elas passam despercebidas - no máximo, ela pode parecer estar sonhando acordada. Estar ausente desta forma durante a maior parte do dia escolar pode levar a dificuldades de aprendizagem, irritabilidade e outras mudanças no comportamento.