Um pai autoritário pode causar sérios problemas para seus filhos. Um filho de um pai autoritário muitas vezes se sente inseguro e pressionado para ser perfeito. Isso afeta a capacidade da criança de ter um futuro relacionamento romântico. Pais dominadores também podem intimidar professores, perturbar seus cônjuges e causar tensão com seu genro ou nora. Se você tem uma associação íntima com uma pessoa que é um pai dominador, existem maneiras de ajudar.
Cônjuges
Pais excessivamente dominadores também são cônjuges prepotentes. Eles podem usar táticas como depreciação, manipulação e culpa inspiradora para conseguir o que querem. Você pode ajudar seu cônjuge a se tornar menos arrogante, indicando seu comportamento, educando-o sobre como o comportamento dominador afeta as crianças e não cedendo às suas táticas sozinho. Comunique seus sentimentos e lembre ao seu cônjuge que suas necessidades e as necessidades do seu filho são tão importantes quanto as dele. Seja grato e pergunte como você pode fazer com que seu cônjuge se sinta mais seguro, mas não discuta ou ceda às exigências.
Filhos Adultos
Crianças pequenas que moram em casa podem não estar maduras o suficiente para lidar com um pai dominador , mas quando as crianças crescem e se tornam adultos, elas precisam fazer mudanças em como elas interagem com seus pais. Levante-se ao seu pai em vez de concordar em manter a paz. Faça o que você sabe que é certo e aceite que isso pode deixar seu pai louco. Ignore-a e tente manipular você. Não faça nada se rebelando contra as tentativas de controle de seus pais. Isso simplesmente reconhece seu poder. Se você não der o seu poder aos pais, você a desencoraja de tentar.
Professores
Pais dominadores podem intimidar os professores a dar aos filhos atenção ou consideração especial. Eles podem exigir trabalhos de casa com antecedência, fazer o dever de casa de seus filhos, exigir notas altas e até mesmo levar outros pais a dar uma consideração especial a seus filhos. Como professor, você pode desencorajar esse comportamento, recusando-se a dar aos pais um conhecimento prévio das tarefas ou tratamento preferencial para seus filhos. Explique como a criança percebe as tentativas de seus pais de manipular seu professor como pressão para nunca cometer erros. Você pode precisar ligar para ambos os pais para uma reunião e, possivelmente, os administradores da sua escola também.
Sogros
Um pai dominador, especialmente uma mãe, pode ter dificuldades quando seu filho se casa. Esse evento pode causar um comportamento arrogante, como uma queda frequente sem aviso prévio. Esse envolvimento excessivo pode fazer você se sentir inóspito em relação ao seu genro. Embora seja ideal se a criança confrontar seus pais por conta própria, você deve expressar seus sentimentos ao seu cônjuge se ele não estiver cuidando do problema. Lembre ao seu cônjuge que um casal precisa de um tempo sozinho e sugerir estabelecer limites apropriados. Uma solução exemplificativa é sugerir que seu cônjuge peça aos pais que liguem antes de deixá-lo.