casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como testar o desenvolvimento cognitivo em adolescentes

A melhor maneira de testar o desenvolvimento cognitivo de um adolescente é ir a um psicólogo clínico ou neurolpsicólogo e ter seu QI testado. No entanto, em vez desse caminho, existem maneiras de verificar o progresso do desenvolvimento dos adolescentes em casa.

Comece por usar sua lista predefinida de palavras do vocabulário. Peça ao seu filho para definir cada palavra para a sua melhor habilidade. Dê uma pontuação de 2 pontos se a palavra estiver claramente definida e 1 ponto se a definição não tiver um entendimento profundo. Idealmente use 10 a 15 palavras de dificuldade variável.

Teste habilidades não-verbais de resolução de problemas, observando o seu filho reunindo um dos quebra-cabeças pré-selecionados. Observe seu uso de estratégia. Registre essas observações como se elas tendem a usar raciocínio de tentativa e erro versus raciocínio de parte para o todo, como preencher primeiro a borda do quebra-cabeça primeiro.

Verifique a memória de trabalho de seu filho usando o baralho de cartas. Comece por retirar aleatoriamente dois cartões e lê-los em voz alta para o seu filho e, em seguida, peça ao seu filho para repeti-lo de volta para você, número e naipe. Gradualmente trabalhe até nove cartas de cada vez. Em seguida, repita o exercício para que seu filho repita as cartas selecionadas na ordem inversa. Registre o intervalo correto mais longo de seu filho para a frente e para trás.

Avalie a velocidade de processamento ao sincronizar seu filho com uma tarefa verbal e não-verbal. Para habilidades verbais, faça com que eles façam um jogo de palavras cruzadas moderadamente difícil. Para habilidades não-verbais, faça com que eles completem um quebra-cabeça de 50 a 75.

Dica

Como você não tem dados normativos pelos quais comparar os testes de seu filho com os outros em seu Em sua coorte, uma boa maneira de usar seus resultados para verificar as forças e fraquezas cognitivas é comparar e contrastar o desempenho de seu filho em cada tarefa. Verifique as grandes diferenças na dificuldade percebida, bem como o tempo de conclusão da tarefa não verbal versus verbal.

Advertências

Lembre-se de que essas etapas não substituem uma avaliação cognitiva completa. Se você acha que seu filho precisa ser testado para determinar aptidão intelectual ou para diagnosticar um distúrbio de aprendizado, entre em contato com um psicólogo clínico licenciado ou neuropsicólogo.

Coisas necessárias

Conjunto básico Palavras de vocabulário e suas definições

Palavras cruzadas de dificuldade moderada

Dois enigmas de cerca de 50 peças cada

Baralho de cartas

Cronômetro