Recue e mantenha a calma. "Gritar pode agitar a criança, agravando a situação", explica o dr. Abromson. Tente conversar com seu filho calma e racionalmente. Você pode precisar se afastar momentaneamente da situação enquanto seleciona suas palavras cuidadosamente. Tome um tom calmo e explique com clareza e firmeza o comportamento incorreto do seu filho. Pacientemente, explique a ele o comportamento que você espera. Depois que todos se acalmarem, dê um abraço no seu filho e assegure-lhe que tudo ficará bem.
Crie um local frio. Em vez de mandar seu filho sensível para o "tempo limite" por mau comportamento, crie um "ponto de calma" calmo, aconselha o Dr. Abromson. “Um local frio é um lugar onde seu filho pode relaxar e se recompor. Decore com almofadas macias. Forneça o local frio com atividades construtivas, como giz de cera e papel. Encha-o de bichos de pelúcia ”. Quando sua criança sensível age fora de ordem, encaminhe-a para o local onde ela possa relaxar. Isso também lhe dá a oportunidade de ganhar a compostura e descobrir racionalmente a melhor maneira de lidar com suas ações.
Mostrar em vez de contar. Quando sua criança sensível age mal, mostre-lhe o comportamento que você espera. O mais calmamente possível, diga-lhe para parar e assistir. Então comece a fazer exatamente o que ele estava fazendo. Ele pode até pensar que você está sendo bobo e perceber o quão fora de ordem era seu comportamento. Em seguida, mostre a ele o comportamento correto. O ato de ver o que você espera, em vez de ouvir uma palestra, causará um impacto mais forte e memorável.
Explique seu raciocínio. Como pai, você pode pensar que seu filho deve seguir suas regras porque você é o chefe. Mas algumas crianças sensíveis precisam que você explique suas ações. Eles não estão questionando suas decisões, eles simplesmente não entendem por que as regras estão em vigor. Aproveite o tempo para explicar ao seu filho por que você está punindo ela ou porque você quer que ela pare seu comportamento. Por exemplo, em vez de dizer a ela para parar de pular, explique a ela que se ela pular do jeito errado, ela pode se machucar e perder uma atividade divertida que está por vir.