Os transtornos do controle dos impulsos são doenças mentais que podem afetar crianças e adultos. Os sintomas costumam ser alarmantes para os pais, que podem interpretar os sintomas como um mau comportamento grave e atrasar a busca por tratamento. Crianças com distúrbios de controle de impulsos não tratados correm o risco de serem encarceradas ou hospitalizadas por longos períodos.
De acordo com o livro "Enfermagem em Saúde Mental Psiquiátrica", os distúrbios de controle de impulsos têm três componentes. Os sintomas representam uma falha no controle de um impulso que resulta em dano à criança ou aos outros. Em segundo lugar, a criança tem um estímulo cada vez mais forte antes de cometer o ato, como tensão ou excitação sexual. Finalmente, a criança sente alívio, prazer ou gratificação sexual enquanto age sobre o impulso.
Os principais tipos de transtorno do controle dos impulsos incluem cleptomania, transtorno explosivo intermitente, piromania, tricotilomania e jogo patológico. Cada um desses distúrbios pode começar na infância ou adolescência. A gravidade dos sintomas geralmente aumenta com o tempo, independentemente do tipo.
Sintomas comuns
A criança pode roubar itens de membros da família, amigos ou lojas. MayoClinic.com explica que a parafernália roubada pode não ter utilidade ou valor para a criança. Esses roubos geralmente acontecem repetidamente até que os atos sejam descobertos e a criança seja tratada. Outro sintoma é a violência súbita e explosiva contra os outros ou a propriedade de outros. O início do fogo é sintomático de um distúrbio de controle de impulsos. Uma criança que inicia incêndios pode demonstrar um fascínio por ver as coisas queimarem. Ele pode começar colocando pequenos incêndios nas folhas e escalando para casas e edifícios. O puxar do cabelo também é indicativo de um problema com o controle de impulsos. Isso geralmente envolve o cabelo na cabeça ou nos cílios ou nas sobrancelhas. A criança pode sofrer uma perda de cabelo significativa. Os sintomas de acompanhamento incluem pancadas na cabeça, arranhões na pele e morder as unhas. Embora seja raro entre as crianças, uma necessidade patológica de jogar pode estar presente em uma criança mais velha que tem a oportunidade de jogar com seus pares ou adultos. Ele pode perder sua mesada ou jogos eletrônicos para jogar ou pode adquirir a propriedade de outras crianças dessa maneira.
Causas potenciais
Os transtornos do controle dos impulsos podem ser atribuídos a uma das várias causas. "Enfermagem em Saúde Mental Psiquiátrica" descreve traumatismo cerebral, dinâmica familiar disfuncional, retardo mental e um forte medo de abandono como causas potenciais ou fatores predisponentes. As crianças com esses sintomas geralmente exibem baixa auto-estima e pouca habilidade social, embora não se saiba que sejam causas diretas. Muitas vezes, a criança teve uma grande perda, como a perda de um dos pais até a morte ou o divórcio. O tratamento para o transtorno do controle dos impulsos é muitas vezes destinado a controlar os sintomas. Tratamentos comuns incluem medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, que ajuda a criança a se conscientizar de seus sentimentos e a substituir comportamentos mais apropriados, a aversão, que dá à criança um estímulo negativo quando tentada a cometer um ato prejudicial e a terapia de grupo. crianças com questões semelhantes discutem o desenvolvimento de melhores métodos de enfrentamento para lidar com o estresse.