Algum mau comportamento é uma parte normal do desenvolvimento infantil. Freqüentemente, as crianças testam regras e limites ao se comportarem mal, a fim de descobrir o que os cuidadores irão ou não permitir. Outras vezes, as crianças não conhecem as regras nem entendem o conceito de comportamento adequado. No entanto, em alguns casos, problemas comportamentais são um sintoma de um problema subjacente que está causando estresse ou ansiedade na criança.
Estressores comuns em crianças
As crianças muitas vezes se tornam irritáveis e mal-humoradas quando estão cansadas ou com fome . Outros estressores que podem causar problemas comportamentais em crianças pré-escolares incluem problemas em casa ou problemas no ambiente de cuidado infantil. O estresse ocorre quando uma pessoa se sente sobrecarregada por alguma coisa. As crianças que são expostas à tensão e brigas entre os pais ou entre os pais e uma criança mais velha muitas vezes se sentem confusas e assustadas, às vezes levando ao mau comportamento. As crianças também podem experimentar estresse ou ansiedade devido a situações na casa de uma babá ou na creche.
ADD e TDAH
Em 2006, 4,5 milhões de crianças entre 5 e 17 anos tinham sido diagnosticadas com déficit de atenção hiperatividade, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os meninos são mais propensos do que meninas a serem diagnosticados com TDAH, e um diagnóstico é mais comum em crianças mais velhas do que em crianças com menos de 12 anos de idade.
Sintomas de TDAH geralmente aparecem antes dos 7 anos. A pediatria anteriormente não recomendava o diagnóstico do TDAH pelo médico até que as crianças tivessem pelo menos 6 anos de idade; a partir de 2011, as diretrizes expandidas permitem um diagnóstico com apenas 4 anos de idade. Os sintomas são categorizados como desatenção, hiperatividade e impulsividade. As crianças com TDAH podem apresentar sintomas de uma, duas ou todas as três categorias.
Transtorno desafiador de oposição
Embora seja normal para as crianças ocasionalmente desafiar figuras de autoridade como pais e professores de pré-escola, os extremos nesse comportamento podem indicou um problema comportamental chamado transtorno desafiador opositivo. A Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente define transtorno desafiador de oposição como "um padrão contínuo de comportamento não cooperativo, desafiador e hostil em relação a figuras de autoridade que interferem seriamente no funcionamento diário do jovem". Esses comportamentos incluem irritabilidade, raiva, linguagem odiosa, vingança e acessos de raiva freqüentes.
Ansiedade de Separação
A maioria das crianças experimenta algum grau de ansiedade de separação quando deixadas com diferentes cuidadores. De acordo com a Anxiety Disorders Association of America, cerca de 4% das crianças sofrem de distúrbio de ansiedade de separação clínica. Essas crianças experimentam extrema saudade e muitas vezes temem que algo de ruim aconteça com seus entes queridos enquanto estão separados. As crianças com transtorno de ansiedade de separação podem agir chorando, gritando e se agarrando aos pais, recusando-se a deixá-la sair; essas crianças levam um tempo excessivamente longo para se acalmarem quando os pais se vão e podem não cooperar para o novo cuidador.
Transtornos do Humor
Transtornos do humor são raros, mas não inaudíveis, em crianças em idade pré-escolar . Os distúrbios de humor mais freqüentes observados em crianças pequenas incluem depressão e distimia grave ou depressão leve. A depressão maior ocorre em cerca de 2% das crianças pré-púberes. Os sintomas comportamentais incluem irritabilidade e dificuldade de concentração. Como muitos problemas médicos causam sintomas semelhantes aos da depressão, uma avaliação médica é necessária para descartar problemas como anemia, doença renal e problemas de tireóide. , , ] ]