casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Quais são as causas de hiperatividade em crianças?

Crianças que são consideradas hiperativas tendem a ter dificuldade em prestar atenção à tarefa, passam de uma atividade para outra, perdem o interesse em qualquer assunto rapidamente e podem ser comportamentais e perturbadoras. Enquanto há muita discussão sobre as causas, de pais pobres a exposição tóxica ao estilo de vida moderno, muitos vêem alguns fatores comuns. Ansiedade - Uma causa de hiperatividade em crianças é a ansiedade. A ansiedade pode derivar da falta de uma vida familiar estruturada e segura, ou de um ambiente em que os papéis de pais e filhos se tornaram invertidos. Se a criança é bombardeada com estimulação sensorial ou não tem rotinas regulares para a atividade diária, a ansiedade pode resultar e pode causar hiperatividade.

Nervosismo

Nervosismo em crianças pode levá-los a ser hiperativo. Nervosismo pode ser mostrado por unha mordida, inquietação ou condições médicas nervosas ou distúrbios. Comportamentos repetidos que não servem para fins úteis podem ser sintomáticos das condições nervosas.

Estresse

O estresse pode causar hiperatividade. Quando não há força estabilizadora na vida de uma criança, e ela não tem certeza do que esperar de suas ações, ocorre estresse, e a criança pode se tornar hiperativa para compensar. Respostas errôneas dos pais para as crianças podem causar esse estresse, mas os fatores ambientais sobre os quais um pai tem pouco controle podem estar em falta. A pobreza extrema, o clima caótico, a falta de moradia ou um ambiente perigoso podem fazer com que a criança mostre sinais de hiperatividade.

Hereditariedade

Estudos mostram que a hiperatividade pode ser genética. Varreduras cerebrais de crianças hiperativas mostram atividade similar de ondas cerebrais nas áreas do cérebro que controlam a atividade e a atenção. De acordo com a Mayo Clinic, cerca de uma em cada quatro crianças com hiperatividade tem um parente próximo com o problema.

Toxinas

A exposição a toxinas pode aumentar o risco de hiperatividade em crianças. A exposição tóxica pode ser causada por uma criança que ingeriu chumbo em tintas em habitações mais antigas, ou a mãe pode ter sido exposta a toxinas como os PCBs (bifenilos policlorados) antes ou durante a gravidez. , , ] ]