casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Como Ensinar às Crianças Habilidades Críticas de Pensamento

O pensamento crítico é a capacidade de resolver problemas através do uso de raciocínio e da capacidade de identificar falhas em um argumento. Você usa o pensamento crítico toda vez que você orçamento sua renda, escolha entre mais de uma opção ou avaliar uma reivindicação de publicidade para credibilidade. Como o pensamento crítico é um hábito que deve ser aprendido e praticado cedo na vida, é importante ensinar as crianças como fazê-lo.

Peça a seu filho que leia uma passagem em que o autor está discutindo ponto de vista sobre um problema com o qual seu filho está familiarizado. Seu filho deve ler essa passagem pelo menos duas vezes.

Teste a compreensão do seu filho sobre a passagem fazendo perguntas simples destinadas a testar seu conhecimento dos fatos contidos na passagem. Pergunte a ela sobre eventos específicos que ocorreram e por que ela acha que aconteceu. Pergunte coisas como: "Por que você acha que ele ou ela fez o que ela fez?". Peça-lhe para comparar os personagens da história, dizendo como eles são iguais e como eles são diferentes uns dos outros.

Peça ao seu filho para resumir a passagem em suas próprias palavras. O resumo deve ser muito mais curto que a passagem original. Isso testará seu entendimento das principais ideias da passagem, em vez de simplesmente os fatos apresentados. Para resumir, ela terá que generalizar, que é uma habilidade de pensamento crítico conhecida como pensamento sintético, de acordo com Elizabeth Shaunessy, professora assistente do Departamento de Educação Especial da Universidade do Sul da Flórida.

Teste seu filho na passagem, fazendo perguntas que não sejam respondidas diretamente pelo texto. Seu filho precisará fazer inferências e gerar uma conclusão para responder. Uma boa maneira de fazer isso seria pedir a seu filho que preveja a posição do autor em um tópico relacionado e forneça as razões. Fazer inferências e chegar a conclusões também são habilidades de pensamento sintético, diz Shaunessy.

Peça a seu filho que leia uma resposta à passagem original escrita por um autor que se opõe ao ponto de vista do primeiro autor. Peça-lhe para decidir com que ponto de vista ele concorda e dê motivos. Em seguida, peça-lhe que argumente a favor do ponto de vista com o qual ele discorda. Esses exercícios desenvolverão sua capacidade de avaliar e fazer julgamentos.

Dê ao seu filho problemas com a palavra matemática para resolver. Para torná-los interessantes, crie problemas que ela possa enfrentar no dia-a-dia - como comprar o maior número possível de itens com desconto com uma certa quantia de dinheiro quando cada item é descontado de forma diferente, por exemplo. Este exercício desenvolverá as habilidades de pensamento analítico de seu filho.

Jogue o jogo do diálogo socrático com seu filho. Um jogador assume uma posição sobre uma questão controversa, e o outro jogador atua como um advogado interrogativo, fazendo uma série de perguntas destinadas a prender o outro jogador em uma contradição, revelando fraquezas em seu raciocínio. Então os dois jogadores trocam de papéis. O diálogo socrático foi mostrado para aumentar o envolvimento do aluno e levá-los animado sobre a aprendizagem, de acordo com o filósofo educativo Richard Garlikov.

Avisos

Ensinar seu filho habilidades de pensamento crítico irá torná-lo menos provável para aceitar a resposta "Porque eu disse isso, é por isso." No entanto, um pouco de raciocínio lógico poderia ser o preço que você tem que pagar para instilar o pensamento crítico em seu filho.

, , ] ]