Você pode se lembrar de uma ocasião em que você sonhava durante a aula e, quando a professora lhe fez uma pergunta, você foi levado de volta à realidade, congelado e incapaz de responder. Tais ocasiões são normais para muitas crianças. Seu filho pode ter dificuldade em permanecer na tarefa, seguindo as instruções do professor ou prestando atenção às palestras, se ele tem ou não desordem de hiperatividade com déficit de atenção. Você pode dar alguns passos básicos em casa para evitar esses problemas na sala de aula.
Estabelecendo Regras
De acordo com Jane M. Healy, professora e psicóloga educacional, em um artigo para a Parents League de Nova York, estabelecer expectativas de comportamento e aderi-las é um passo importante para melhorar a atenção. Healy ressalta que todos os cuidadores devem fazer cumprir as regras, que também devem ter consequências delineadas por infrações. Se o seu filho entender que brincar ou não ouvir o professor na escola causará uma punição, tal como um privilégio ser retirado, ele provavelmente concentrará mais energia em manter a calma e prestar atenção. Além de declarar claramente as regras, lembre-se de elogiar o filho quando ele fizer algo bom, como levar para casa uma boa nota ou notas positivas de um professor.
Liberar energia -
As crianças precisam de atividade física todos os dias e programar o tempo durante o dia para liberar essa energia pode ajudá-los a se concentrar em uma tarefa após o término do movimento. Incentive seu filho a jogar em um time esportivo, fazer tarefas em casa ou dar um passeio depois da escola, como sugerido por GreatSchools.org. Deixe seu filho ter essa liberação antes que ele tenha que sentar para terminar o dever de casa e elogiá-lo por completar a tarefa. Considere dar uma pequena caminhada antes de deixar seu filho na escola para lembrar seu filho dessa motivação para se concentrar.
Limitando as distrações |
Algumas crianças são sensíveis às distrações ao redor da sala de aula - elas podem se afastar olhando fora da janela ou ter dificuldade para ouvir porque eles se sentam muito longe no quarto ou estão perto de uma fonte de ruído como um condicionador de ar, de acordo com a ADDitude Magazine. Fale com o professor do seu filho para garantir que os irritantes pessoais do seu filho não sejam um problema dentro da sala de aula. Além disso, de acordo com Healy, você deve estabelecer rotinas em casa e limitar as distrações nesse ambiente para ajudar a desenvolver adequadamente o cérebro de seu filho e seu sistema de controle interno. Evite estímulos demais, como televisores altos, telas de computador, telefones tocando ou outro ruído de fundo.
Breaks
De acordo com Healy, alguns pais têm expectativas irreais para seus filhos - por exemplo, alguns pais esperam seu filho pequeno para sentar e completar o dever de casa por uma hora, e a criança acaba perdendo o foco porque precisa de um descanso. Pratique fazer pausas em casa, permitindo um tempo de descanso de 10 ou 20 minutos para se movimentar, fazer um lanche ou sentar e relaxar, sugere GreatSchools.org. Lembre o seu filho que ele pode levar um tempo como este na escola, como uma pausa no banheiro, com a permissão do professor.