Se você perceber que seu filho está tendo dificuldade em reter as informações que lê, pode ser uma simples questão de pouca capacidade de compreensão de leitura. Compreensão de leitura é uma habilidade separada da alfabetização e envolve a digestão da informação para dar-lhe significado. Prática e instrução adicionais às vezes são necessárias para desenvolver plenamente essas habilidades e mantê-las afiadas.
O Processo KWL
O Processo KWL é um exercício de compreensão de leitura detalhado em "Compreensão de leitura: Estratégias para Aprendentes Independentes" de Camille Blachowicz e Donna Ogle. Neste caso, "K-W-L", respectivamente, significa "Know", "Want to Know" e "Learned", que servem como categorias para que os leitores possam segmentar sua experiência de compreensão de leitura. Este exercício funciona melhor com um instrutor ou moderador e um grupo de leitores, mas pode ser usado de forma independente ou com um único leitor.
Para começar, pergunte à sua jovem o que ela já sabe sobre o tópico que ela está prestes a ler. e escreva esses conceitos em uma coluna "K" em um quadro negro. Em seguida, discuta o que seu filho quer saber sobre o assunto e escreva esses conceitos em "W." Depois disso, instrua seu filho a ler o material e, em seguida, questione-o sobre o que aprendeu com a leitura. " Peça a seu filho que redija uma breve redação resumindo o que ela sabia sobre o assunto, o que ela queria saber e o que ela aprendeu depois de concluir esse processo.
Recontando a história - Resumindo os principais eventos da narrativa é uma maneira útil para reforçar a compreensão de leitura, de acordo com "Compreensão de Leitura" por Alyssa Moran e Tracey Orzo. Um breve exercício ilustrativo para esse conceito envolve escrever uma frase separadamente em cinco tiras de papel com cada sentença descrevendo um passo em um processo que só faz sentido em uma ordem específica.
Misture as tiras e trabalhe com a sua criança para organizá-los na ordem que faz sentido. Depois disso, explique como os autores usam palavras como "primeiro", "próximo", "depois" e "último" para ajudar os leitores a acompanhar a série de eventos. Peça ao seu filho que leia um breve ensaio narrativo cheio de eventos sequenciados, sozinho ou em grupo. Depois, peça-lhe para pensar em cinco eventos principais ao longo da história e na ordem em que ocorreram. Peça-lhe que escreva cinco frases descrevendo cada um desses eventos na ordem correta e encoraje-o a usar as palavras específicas da sequência discutidas anteriormente.
CATAPULT Exercício
Um exercício chamado "CATAPULT", descrito por Jeff Zwiers em seu livro, "Construindo hábitos de compreensão de leitura nas séries 6-12", incentiva uma melhor compreensão de leitura, pesquisando e pensando sobre uma peça de literatura antes de lê-la. Cada letra da palavra "CATAPULT" representa um conceito de que cada leitor deve passar alguns minutos pesquisando e escrevendo com antecedência.
"C" é para capa - o que a capa do livro sugere que esteja dentro? "A" é para Autor - que outros tipos de literatura o autor escreveu? "T" é para o título - o que o título sugere a história é sobre? "A" é para Audiência - para quem esta história é escrita? "P" é para a página um - leia a primeira página e considere aonde a história pode ir a partir daí. "U" é para Mensagem Subjacente - qual é o conceito principal que o autor quer que os leitores entendam? "L" é para Look - examine o livro para ver ilustrações, fotos, gráficos e outros recursos visuais e considere o que eles sugerem para o trabalho como um todo. Finalmente, "T" é para Time, Place e Characters - baseado em todas as suas pesquisas anteriores, o que você sabe sobre essas três categorias neste trabalho?