A ansiedade é uma parte da vida e não pede a sua certidão de nascimento. Pessoas de todas as idades - incluindo crianças - ficam nervosas. Em crianças, a ansiedade pode se manifestar como dores de estômago ou dores de cabeça. Seu filho pode se tornar grudento quando está nervoso ou se tornar beligerante para sair de uma tarefa que o deixa nervoso. Se o seu filho persistentemente sofre de doenças médicas, pesadelos, ranger de dentes ou molhar a cama, tê-lo avaliado por um prestador de cuidados de saúde.
Artístico Atores de Arte
Art therapists regularmente desenho para ajudar as crianças a ilustrar seus medos. Se o seu filho estiver nervoso com alguma coisa, faça com que ela desenhe uma imagem do aspecto do nervosismo em um dos lados de um pedaço de papel. Incentive-a a usar tantas cores quantas precisar e não se preocupe com a limpeza ou a técnica de desenho. Uma vez que a imagem esteja completa, faça-a virar a página e desenhe uma imagem dela em um lugar seguro ou uma foto dela conquistando as preocupações. Discuta as fotos com o seu filho para mostrar a ela que ela tem algum controle sobre seus nervos, e o simples ato de desenhar a imagem a ajudará a se sentir mais no controle da situação.
Balão Pulmões
O jogo de balão ensinará às crianças técnicas de respiração profunda que podem ajudar a diminuir o nervosismo. Faça seu filho imaginar que os pulmões dele são balões, e ele pode lentamente tentar enchê-los de ar quando estiver nervoso. Então, uma vez que eles estão cheios, ele pode tentar esvaziá-los lentamente. Isso ensina o controle da respiração, já que a respiração da maioria das crianças se torna rápida e superficial quando estão nervosas.
Meu lugar calmo
Tenha seu filho usando sua imaginação para parar seu nervosismo. Quando seu filho estiver calmo e relaxado, ajude-o a visualizar um local favorito e descreva-o em detalhes. Você pode jogar junto com o seu lugar favorito também. Uma vez que o local esteja definido, peça a seu filho que fale sobre as coisas divertidas que ele pode fazer lá e por que ele se sente seguro lá. Em seguida, invente uma palavra que descreva o lugar, como "jardim", "selva" ou "praia". Quando seu filho estiver passando por um momento de ansiedade, lembre-o de pensar na "praia", e isso pode ajudá-lo a se acalmar.
Brincar com fantoches pode ser particularmente útil para ajudar jovens as crianças articulam seus problemas e a dramatização ajuda as crianças mais velhas a experimentarem diferentes cenários para identificar problemas e encontrar soluções. Permita que seu filho tome a liderança, mas dê a ela um cenário semelhante ao que ela pode estar nervosa. Ouça o que os fantoches têm a dizer. Use essa informação para ajudar seu filho a superar seus nervos. Se o seu filho está nervoso em fazer uma viagem de campo, faça com que os bonecos façam uma viagem de campo e planejem estratégias para ajudá-los quando enfrentarem desafios. Se o seu filho mais velho está nervoso em falar na frente de seu professor ou da turma, faça com que ela se expresse com você para se sentir um pouco mais confortável.