É doloroso ver sua criança brigar, especialmente se ela não tiver amigos. Encontrar um equilíbrio entre permitir que seu filho resolva o problema e muita intervenção é um desafio. Saiba o que você pode fazer para melhorar o desenvolvimento social do seu filho. Se ela é velha o suficiente para ser uma amiga, existem ações que você pode tomar para ajudar.
Fatores que incluem cultura, pares, saúde, dinâmica familiar e personalidade influenciam a capacidade do seu filho de socializar e formar amizades. As crianças aprendem muito observando e ouvindo os adultos ao seu redor. Pense no seu estilo de amizade - aja com seus amigos e familiares da maneira que você espera que os amigos do seu filho ajam com ele. Ações positivas o ajudarão a reconhecer como ser um amigo.
Fundamentos
Em 1932, Mildred Paren cunhou o termo peça paralela, que se refere a crianças brincando lado a lado - mas não juntas - com brinquedos semelhantes, de acordo com "Child Development Reference". Uma criança pequena precisa atingir metas de desenvolvimento específicas antes de estar pronta para fazer amigos. Dê-lhe tempo para passar por fases tão importantes como o jogo paralelo, que fornece as bases para o desenvolvimento de habilidades de amizade. Comportamento de
Discuta com seu filho como o comportamento dele pode contribuir para sua luta para fazer amigos. Por exemplo, participe de uma dramatização onde você age como uma criança que não compartilha. Faça o mesmo papel que uma criança que compartilhará de bom grado. Fale sobre qual comportamento é indicativo de um bom amigo.
A amizade e a auto-estima estão inter-relacionadas; a falta de amigos pode fazê-lo sentir-se fora de sincronia com seus colegas e resultar em auto-estima negativa. Seja empático e honesto ao abordar quaisquer preocupações comportamentais. Lembre ao seu filho que desenvolver uma amizade leva valores de amizade como tempo, compromisso, paciência, generosidade, bondade, sensibilidade e disposição para dar de si mesmo.
Fazer amigos quando você é o novo garoto é um desafio mesmo que seu filho tenha habilidades sociais saudáveis. Tranquilizá-lo: esse processo leva tempo e dá a ele a chance de fazer novos amigos antes de você intervir.
Considerações
Muitas vezes é difícil ter uma opinião objetiva sobre o desenvolvimento social de seu filho. Pergunte a alguém da sua confiança - como o professor do seu filho, orientação, conselheiro, conselheiro religioso ou profissional de saúde - a sua opinião sobre as habilidades sociais do seu filho. Se o feedback indicar uma necessidade de intervenção profissional, esses mesmos profissionais confiáveis podem agir como seu guia.
Para ter um amigo, seu filho deve ter as habilidades necessárias para ser um. Fale abertamente com sua filha sobre suas necessidades - você pode aprender que seu objetivo é um bom amigo. Nem todo mundo se sente confortável em grandes grupos; forneça apoio, entendendo que ela se sente mais à vontade com um relacionamento cara a cara.
Pergunte ao seu filho se há uma nova habilidade ou atividade que ele gostaria de aprender ou um passatempo favorito com o qual gostaria de compartilhar um amigo em potencial. Ajude-o a participar de um grupo que corresponda aos seus interesses e objetivos. A exposição a crianças que pensam da mesma maneira pode melhorar suas habilidades de amizade e ampliar seus horizontes. Escolas, grupos religiosos e comunidades patrocinam clubes, equipes esportivas e organizações que atraem crianças com interesses compartilhados.