A vida de uma criança geralmente parece despreocupada, mas os pais às vezes esquecem que as crianças também têm problemas. A Kids Health lembra aos pais que mesmo os pré-escolares não estão imunes ao estresse e as crianças mais velhas muitas vezes experimentam ansiedade devido à escola, ao trabalho e às situações sociais. Ao fornecer apoio e ferramentas eficazes para gerenciar o estresse, você pode incentivar habilidades positivas de enfrentamento.
O poder da conversa
Falar sobre problemas ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Kids Health aconselha os pais que falar pode tirar um pouco da dor de uma situação negativa. Se você perceber que seu filho tem um problema, não o ignore, não importa o quão trivial isso pareça para você. Dê ao seu filho um ouvido atento. Ouvir não só ajuda o seu filho a se sentir melhor sobre o problema dele, mas ajuda a ensinar-lhe que falar é uma ferramenta de enfrentamento. O HelpGuide aconselha que as crianças às vezes se esforcem para verbalizar seus sentimentos. O site sugere ensinar as palavras do seu filho para ajudá-lo a verbalizar suas emoções. Uma boa frase para o seu filho usar para se expressar é "Eu me sinto chateado (ou com medo, nervoso, triste) quando ..." Seu filho vai terminar a frase com qualquer problema que ele esteja enfrentando. Muitas escolas oferecem programas para ensinar às crianças várias maneiras de lidar com seus problemas. O site Coping Skills for Kids alega que esses programas ajudam as crianças a entender e gerenciar suas habilidades de enfrentamento. O site acrescenta que esses programas simples são especialmente eficazes para os pré-adolescentes. Os líderes desses programas ensinam as crianças a lidar com os problemas antes de entrarem na adolescência emocionalmente turbulenta. Ao ligar para o escritório administrativo da escola do seu filho, você pode descobrir se a escola que seu filho freqüenta oferece um programa dessa natureza. Você também pode perguntar ao médico do seu filho se ele pode recomendar um programa em sua área.
Hábitos Saudáveis
Muitos adultos lidam com as pressões da vida cotidiana ao entrar na academia ou correr. Essas habilidades de enfrentamento também funcionam para crianças e adolescentes. A Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente recomenda o exercício e um estilo de vida saudável como uma ferramenta de enfrentamento para adolescentes. O exercício libera uma endorfina no cérebro que alivia o estresse. Exercício também dá às crianças (e adultos) uma pausa de se concentrar em seus problemas. Exercícios de relaxamento simples, como a respiração profunda, também ajudam as crianças a lidar com o estresse. A AACAP também aconselha as crianças a evitar o excesso de cafeína. A droga pode aumentar a ansiedade.