Aos 4 anos, muitas crianças estão prontas para sair das fraldas e ir ao banheiro, mas as crianças de 4 anos com problemas sensoriais têm desafios únicos que precisam ser resolvidos. Seu filho sensório-evitativo pode ter medo do penico, que, no mundo de um menino tímido de quatro anos, é terrivelmente grande e barulhento. A criança que procura sensorial pode estar ocupada demais subindo em árvores e caindo do sofá para notar que está molhada. Independentemente das questões sensoriais específicas, é possível treinar uma criança de 4 anos com problemas sensoriais.
Identifique os problemas sensoriais específicos do seu filho. Se ela não parece ser incomodada por uma fralda suja, mãos sujas ou um rosto bagunçado, ela provavelmente está procurando sensorial. Se ela não gosta de certas texturas, cheiros ou alimentos e quer ser trocada assim que a fralda fica molhada ou suja, ela provavelmente é uma pessoa que evita sensórios. Algumas crianças podem ser uma combinação de busca e evitação, então resolva cada problema individualmente.
Apresente seu filho ao banheiro. As crianças com problemas sensoriais podem sentir-se desconfortáveis sentadas no alto do banheiro adulto, e uma criança que busca sensorial pode pular no meio do tilt e se machucar, então uma cadeira é geralmente uma boa ideia. Estes podem ser encontrados no máximo desconto e lojas de suprimentos de bebê e vêm em uma variedade de estilos. Crianças de quatro anos podem ser bastante independentes, então deixe seu filho ajudar a escolher seu próprio penico, mesmo sentado na loja - totalmente vestido, é claro - para ter certeza de que é confortável para ele. Isso permite que ele saiba que ele tem algum controle sobre o processo. Uma vez que a cadeira está em casa, coloque-a no banheiro e deixe seu filho sentar nela e investigue-a antes de tentar fazê-la usá-la.
Se você estiver confortável usando o banheiro com seu filho no quarto, deixe-a acompanhá-lo ao banheiro. Não a pressione para usar o penico, simplesmente deixe-a observar e pergunte se ela quer ir ao banheiro. Isso geralmente funciona melhor com o pai do mesmo sexo.
Defina a cena para a experiência do penico. Crianças com necessidades sensoriais evitáveis podem precisar que o banheiro seja muito silencioso, com papel higiênico extramamente disponível e iluminação suave para que possam relaxar. Requerentes sensoriais podem se beneficiar de música ou um pequeno brinquedo para brincar no penico.
Leve seu filho para o penico a cada hora. Retire a fralda ou calças de treino e coloque-o no penico. Deixe-o sentado no penico por alguns minutos, mas não o force a ficar. Executar a torneira em um fio pode ajudar a estimular a micção. Crianças de quatro anos tendem a ser bem bobas, então faça uma música sobre o uso do penico. Uma boa risada pode fazer as coisas acontecerem.
Observe seu filho com cuidado ao longo do dia. A criança sensitiva evitadora de 4 anos de idade pode avisá-lo imediatamente quando a fralda está suja. Note quando isso acontece e tentar levá-la no penico nesses momentos. Colocar roupas íntimas de pano ou calças de treinamento em sua criança sensorial-evitadora pode encorajá-la a usar o penico, porque a sensação de estar suja será mais pronunciada do que quando ela está em uma fralda. Pode ser mais difícil dizer quando uma criança que procura sensorial está suja, portanto, verifique-a com frequência e observe se há sinais faciais, como esforço, para saber quando sua criança está sujando a fralda. Assim que você acha que seu filho está pronto ou começando a eliminar, coloque-a no penico.
Experimente coisas como assentos potty acolchoados, meias ou chinelos no banheiro para combater o frio distração do chão, e gentilmente escovar ou acariciar os braços do seu filho antes de colocá-lo no penico. Esteja ciente das técnicas que acalmam seu filho e use-as para ajudar a aliviar qualquer ansiedade.
Algumas crianças, especialmente aquelas com problemas sensoriais, podem ter medo de que o que está saindo delas no banheiro é parte de seus corpos. Converse com seu filho em termos simples sobre digestão e eliminação; uma breve explicação sobre como seu corpo se livra das partes da comida que você não precisa, de modo que haja espaço interno para que coisas mais boas possam acalmar seus medos.
Garanta que seu criança come uma dieta rica em fibras, para que a eliminação não é dolorosa ou desconfortável.
Dica
Evite pressionar ou envergonhar o seu filho em usar o penico. As crianças se tornam bacanas treinadas em diferentes idades, e crianças com problemas sensoriais podem exigir mais paciência do que outras crianças. Antes de iniciar o treinamento, leia um livro ou assista a um vídeo sobre treinamento potty.
Deixe seu filho escolher uma nova roupa íntima para usar quando ele estiver com fraldas.
Lembre-se de que o ressecamento noturno geralmente ocorre depois que a criança está usando o penico durante o dia. Calças especiais para treinamento noturno estão disponíveis para crianças que urinam durante o sono.
Advertências
Se seu filho parecer estar com dor ao usar o banheiro ou parar por alguns dias, consulte seu pediatra.
Coisas Necessárias
Livros ou vídeos sobre treinamento potty
Cadeira Potty
Pequenos brinquedos ou livros
Papel higiénico macio
Toalhetes húmidos
Roupa interior ou calças de treino
, , ] ]