casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Quais são as causas do abuso emocional em crianças?

Muitas crianças são vítimas de abuso físico, sexual ou emocional. Os tipos emocionais de abuso podem ser tão devastadores quanto as outras formas. Este mau trato psicológico pode incluir crueldade verbal, frieza dos pais ou cuidador, ameaças, corrupção intencional do jovem, rejeição e abandono. Qualquer criança pode se tornar vítima de abuso, independentemente de sua origem econômica ou social. As causas do abuso emocional são variadas, complicadas e podem ser múltiplas na natureza.

Infância do Abusor

A própria infância do agressor pode influenciar como ele trata seus próprios filhos. Os pais e outros cuidadores modelam comportamentos a partir de seus antecedentes, o que significa que as crianças vitimadas podem crescer como abusadoras. Se um pai sofreu abuso emocional quando criança, ele pode abusar emocionalmente de seu filho. Terapia profissional pode ser necessária para quebrar o ciclo de abuso.

Abuso de Substâncias

O abuso de substâncias pode contribuir para a tendência de um cuidador de abusar emocionalmente da criança sob seus cuidados. O uso excessivo de drogas que alteram a mente, incluindo álcool, medicamentos prescritos e drogas de rua, pode contribuir para a propensão de uma pessoa violar emocionalmente uma criança. Quando alguém está sob a influência de uma substância, é mais provável que ele ignore uma criança, faça comentários inadequados ou agrida verbalmente de uma maneira que ele se abstenha quando estiver sóbrio.

Doença mental não tratada

Uma causa comum de abuso emocional de crianças é doença mental não diagnosticada dos pais. Quando alguém tem uma doença da mente, incluindo um transtorno de personalidade, como depressão maníaca, ela pode atacar uma criança devido ao seu próprio sofrimento. A doença do cuidador pode torná-la retraída e, portanto, emocionalmente indisponível para seus filhos. Certas doenças mentais podem causar paranóia, que pode se estender a um pai que suspeita que um filho conspirou contra ela. Uma vez que o agressor é diagnosticado e adequadamente tratado, ela pode ser capaz de cuidar de seu filho mais apropriadamente.

Stress

O estresse pode causar pais e outros cuidadores a maltratar psicologicamente crianças. Alguém sob um alto grau de preocupação acha difícil lidar com as necessidades e desejos dos jovens sob seus cuidados. Estressores da vida, como preocupação financeira, preocupações com relacionamento e dificuldades no trabalho, podem exaurir um cuidador a ponto de ele ter pouco para oferecer aos filhos. Ele pode tirar sua raiva de seus próprios problemas em seus filhos, abusando-os verbalmente.

Expectativas inadequadas

Uma causa frequentemente não reconhecida de abuso dos pais é a expectativa inadequada das crianças. Alguns pais têm crenças irreais sobre como as crianças devem se comportar e alcançar. Quando uma criança falha em viver de acordo com esses ideais exagerados, o pai pode reagir isolando a criança, tratando-a friamente ou depositando ainda mais expectativas nela. Todas essas reações são abusivas, embora muitos pais não as reconheçam como tais. Por exemplo, um pai pode insistir em notas perfeitas, e quando as marcas da criança ficam aquém, ele pode exigir quantidades impossíveis de estudar da criança e puni-lo, restringindo todas as atividades sociais. Um pai muitas vezes acredita que sua reação é apropriada, mas sua resposta pode ser emocionalmente prejudicial para seu filho.

Ausência de habilidades parentais

Cuidar de crianças vem naturalmente para muitos, mas muitas vezes um adulto precisa aprender a efetivamente pai de seus filhos. Alguns pais não sabem como lidar com as necessidades físicas e emocionais de seus filhos. Esses pais podem não entender como disciplinar seus filhos sem serem abusivos. O site Helpguide.org revela que muitas pessoas, como pais adolescentes, não percebem o quanto de cuidado e atenção as crianças precisam, até que se deparam com o trabalho diário de prover cuidados apropriados. Felizmente, a maioria das comunidades oferece aulas para pais e grupos de apoio para aqueles que precisam aprender a cuidar adequadamente das crianças.