casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Sintomas de um relacionamento verbal e emocionalmente abusivo

O abuso emocional não é incomum em relacionamentos com parceiros íntimos. No entanto, é difícil saber o quão prevalente é porque os indivíduos nem sempre reconhecem quando estão sofrendo abuso emocional. O abuso emocional viola as fronteiras de um relacionamento saudável, em que há igualdade e respeito e comunicação eficaz, de acordo com o folheto “Relacionamentos Saudáveis” no site do Amor é Respeito. Indivíduos que não sabem o que é um relacionamento saudável não reconhecem quando alguém violou os limites de um relacionamento.

Efeitos do abuso emocional -

Seja verbal ou envolve intimidação ou comportamentos controladores, Os efeitos do abuso podem ser mais devastadores do que o abuso físico, de acordo com o artigo “Violência Psicológica Intima do Parceiro: O Maior Preditor de Transtorno de Estresse Pós-Traumático em Mulheres Abusadas”. Este estudo envolveu mulheres que sofreram abuso físico e emocional em um relacionamento íntimo. . Um dos objetivos do estudo foi determinar a influência de cada tipo de abuso do parceiro, como sexual, físico e emocional, sobre a experiência do medo e outros sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático. O estudo constatou que abuso psicológico severo estava associado com níveis mais altos de medo do que abuso físico.

Insultos Verbais

Gritar ou xingar ou chamar você de nomes como "estúpido" ou "burro" são exemplos de abuso emocional. Formas verbais de abuso emocional incluem coisas que seu parceiro pode dizer coisas para tentar culpar você de forma inapropriada. Um exemplo disso poderia ser se alguém dissesse: “Isso é tudo culpa sua. Eu nunca deveria ter te escutado em primeiro lugar! ”Em relacionamentos saudáveis, os parceiros se respeitam mutuamente e não são críticos um do outro, como declarado no folheto“ Relacionamentos Saudáveis ​​”no site“ Amor é Respeito ”.> Controlando Comportamentos

Uma forma comum de abuso emocional é para o agressor tentar isolar o parceiro dos outros, particularmente os entes queridos. Controlando aspectos da vida do parceiro, como onde eles trabalham, com quem eles se relacionam ou como se vestem, são todas formas de abuso emocional, de acordo com o informativo “Abuse Defined” (Definido pelo Abuso) no site The National Domestic Hotline. Se o seu parceiro o insultar ou lhe der o tratamento silencioso, se você usar uma roupa atraente ou passar algum tempo com os amigos, isso é um abuso emocional. É uma tentativa de punir você por fazer algo que ele não quer que você faça. Muitos acreditam que esses tipos de comportamentos são uma indicação de quanto o parceiro abusivo ama ou quer ficar com eles, mas isso não é verdade. Comportamentos controlados são baseados nas inseguranças do agressor.

Comportamentos intimidantes

Ameaçar prejudicar seu ente querido ou seus animais de estimação também é um comportamento emocionalmente abusivo. Dizer algo como "Não fique surpreso se o seu cão não estiver respirando quando voltar da sua noite de diversão com os amigos" é claramente uma forma de assustá-lo e impedi-lo de sair. Destruir coisas, particularmente as posses favoritas do parceiro, é um comportamento emocionalmente abusivo. Por exemplo, se você é um amante da arte e seu parceiro corta suas pinturas nas paredes, seria um comportamento intimidador. O abusador está tentando incutir medo em você, na tentativa de manipular seu comportamento.

Procurando Ajuda

Relacionamentos abusivos são difíceis de se libertar porque o parceiro abusivo pode expressar culpa após ou dar desculpas para emocionalmente abusivo comportamento, conforme indicado no artigo “Violência Doméstica e Abuso”, no site HelpGuide. O parceiro abusivo muitas vezes age como se estivesse arrependido pelo comportamento. O abuso emocional pode se transformar em abuso físico, particularmente quando o parceiro abusado tenta sair, conforme indicado no folheto informativo “Caminho para a segurança” no site “National Domestic Hotline”. Um indivíduo que está em um relacionamento abusivo deve sempre procurar a ajuda de um conselheiro antes de deixar um relacionamento abusivo, pois eles serão capazes de ajudá-lo a desenvolver um plano seguro para sair. O National Domestic Hotline é um excelente recurso para obter mais informações sobre abuso emocional e oferece maneiras de buscar assistência.