Em 2008, de acordo com o Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas, NIDA, 31 milhões de pessoas com 12 anos ou mais admitiram dirigir sob a influência de álcool pelo menos uma vez durante o ano. Quase 2,2 milhões de estudantes do ensino médio abusaram de analgésicos pela primeira vez em 2009. Os adolescentes não estão cientes dos graves efeitos psicológicos do abuso de drogas.
Depressão
De acordo com o DrugFree, nem todos os adolescentes que estão deprimidos abusam drogas, e nem todas as drogas usando adolescentes estão deprimidas. Vinte por cento dos adolescentes experimentam um transtorno depressivo maior em algum momento da adolescência. Muitos adolescentes que estão em depressão não receberam atenção médica devido à depressão e não foram diagnosticados. Quando os adolescentes estão deprimidos, eles se automedicam. A maconha é frequentemente usada para aliviar a ansiedade e para se sentir melhor. "Mas, de acordo com um relatório da Parents: TheAntiDrug, esse equívoco poderia custar aos adolescentes suas vidas. A maconha piora a depressão e pode levar a outras doenças mentais, como esquizofrenia ou suicídio.
Addiction
O vício é uma condição complexa do cérebro.O cérebro de um adolescente é mais suscetível à influência de drogas, porque ainda está se desenvolvendo, e os caminhos químicos são interrompido quando um adolescente usa drogas drogas interferem com a capacidade de pensar com clareza, usar habilidades cognitivas e controlar o comportamento Sob a influência da pressão dos pares, os adolescentes tentam uma droga ilícita e acham que eles gostam do alto Continua o uso altera a química do cérebro e vias neurológicas A droga se torna a coisa mais importante na vida de um adolescente Adolescentes que são mais propensos a se tornarem dependentes de drogas são aqueles com histórico familiar de dependência, adolescentes que sofreram abuso negligenciando, adolescentes que usam drogas precocemente e aqueles com transtornos mentais como depressão e ansiedade.
Comportamentos de Alto Risco
De acordo com os Pais: TheAntidrug, 23% das meninas do ensino médio sexualmente ativas usaram álcool ou drogas durante seu último encontro sexual. Esses mesmos jovens dizem que não usaram proteção porque eram altos. Adolescentes que usam drogas são mais propensos a ter múltiplos parceiros sexuais; alguns se prostituem para adquirir drogas. O abuso de substâncias pode estar relacionado a taxas mais altas de gravidez indesejada devido à diminuição do uso de preservativos. Como as drogas alteram a percepção, os adolescentes agem impulsivamente e correm o risco de estar sob a influência, fazendo sexo desprotegido e compartilhando a parafernália de drogas.