casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Por que as mulheres espancadas permanecem em relacionamentos abusivos?

Os amigos e entes queridos de uma mulher espancada sempre se perguntam por que ela permanece no relacionamento abusivo. O estado psicológico de uma vítima de abuso é complexo e o abuso é frequentemente cíclico. Existem várias razões possíveis para permanecer com um agressor e cada situação é diferente. Compreender por que as mulheres permanecem nessas situações é o primeiro passo para ajudar um ente querido a obter a ajuda que ela precisa.

Negação

O abuso geralmente ocorre em ciclos. Depois de um episódio violento, o parceiro abusivo pode ser extremamente apologético e muitas vezes jura que o abuso nunca mais acontecerá. Por um tempo, o abusador está no seu melhor comportamento. A maioria dos abusadores é charmosa e manipuladora. As mulheres nesses tipos de relacionamento podem se convencer de que o parceiro “não quis dizer isso” e experimentar a negação sobre as tendências abusivas do parceiro.

Uma razão pela qual algumas mulheres ficam com homens abusivos é que elas Acredito que a relação é normal. Em muitos casos, eles cresceram com um pai abusivo, tipicamente o pai ou outra figura masculina. Essas mulheres podem ter visto suas próprias mães envelhecerem anos de abuso, e isso as leva a acreditar que as mulheres devem tolerar esse comportamento.

Medo

Uma das principais razões pelas quais as mulheres permanecem em relacionamentos abusivos é o medo do que vai acontecer se eles tentarem sair. Muitas vezes, o cônjuge convence a mulher que ele vai matar ou ferir ela, seus filhos, seus animais de estimação ou seus entes queridos, se ela sair. Ela também pode temer ser perseguida ou assediada no trabalho. Alternativamente, o agressor pode ameaçar se matar se ela sair. Muitas mulheres em relacionamentos abusivos também têm medo de ficar sozinhas. Eles podem ter passado de um relacionamento para outro com pouco tempo entre eles, ou podem ter estado em seu relacionamento atual por tanto tempo que sentem que é tarde demais para “começar de novo”. Mulheres abusadas geralmente ficam porque, logisticamente, é mais fácil do que sair. Muitos abusadores retêm dinheiro e recursos de seus cônjuges, e alguns se recusam a deixar a mulher trabalhar fora de casa. Essas mulheres sentem que não têm para onde ir, especialmente se tiverem filhos.

Algumas mulheres vítimas de abuso realmente sentem que seus parceiros são pessoas boas que têm episódios ruins ocasionais. A mulher pode realmente amar seu parceiro e sentir que ela deve permanecer no relacionamento para "consertar" o agressor.

Efeitos psicológicos

Uma marca registrada de um parceiro abusivo é que ele convence a mulher que ela é inútil ou indesejável e que ninguém mais a desejaria. O abusador muitas vezes convence a mulher de que o abuso é culpa dela, alegando que seu comportamento fez com que o agressor reagisse violentamente. Muitas mulheres abusadas também se sentem envergonhadas de sua situação. Eles temem o estigma social da imagem da “mulher espancada” e tentam manter uma fachada de normalidade, mesmo que isso signifique ficar com o agressor. , , ] ]