casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Recuperação de um relacionamento verbalmente abusivo

Quando termina um relacionamento destrutivo, verbalmente abusivo, você pode sentir uma série de emoções conflitantes e não resolvidas. Relacionamentos verbalmente abusivos podem fazer com que você se sinta como se sua alma e seu coração tivessem sido destruídos e fizessem com que você se sentisse uma pessoa completamente diferente. O processo de recuperação leva tempo, apoio dos outros, paciência e amor-próprio - mas você pode passar por isso e emergir mais forte, mais feliz e mais saudável do que antes.

Cortar todos os laços com o seu ex-namorado

As pessoas que terminaram relacionamentos abusivos geralmente sentem a necessidade de contatar seus ex-parceiros por e-mail, mídia social, telefonemas, textos ou visitas presenciais. Em algum nível, você sabe que não deve ter nenhum contato, mas pode se sentir compelido a mostrar ao seu ex que está melhor - ou pode sentir a necessidade de oferecer perdão. No entanto, é vital cortar todo contato. De acordo com a Linha Nacional de Violência Doméstica, é muito difícil experimentar o fechamento até que você tenha cortado todos os laços com o seu ex. (ref. 1) Exclua os números de telefone para que você não sinta vontade de fazer uma ligação ou enviar um texto no calor de um momento emocional. Exclua seu ex como um contato em sites de mídia social. Distraia-se sempre que sentir necessidade de contactar o seu ex. Dê um passeio, faça exercícios, assista à TV, chame um amigo ou saia de casa até que a sensação passe.

Processar suas emoções

A cura de um relacionamento abusivo é um processo emocionalmente desafiador. Quando você deixa um relacionamento verbalmente abusivo pela primeira vez, pode se sentir completamente sozinho e como se não tivesse ninguém a quem recorrer. Você pode sentir uma diminuição do senso de auto-estima e auto-estima, depressão, raiva, frustração ou isolamento - e você pode sentir falta do seu ex. Embora você possa experimentar uma série de emoções dolorosas e perturbadoras, não as reprima. De acordo com a especialista em violência doméstica Patricia Evans em seu livro, "A Relação Abusiva Verbalmente", a recuperação do abuso verbal oferece a chance de você aceitar e reconhecer suas emoções como válidas. (ref. 2 p. 150) Escreva em um diário, chore, grite, bata no sofá com um travesseiro, junte-se a uma aula de kickboxing ou encontre outra atividade que permita processar fisicamente e mentalmente seus sentimentos.

Apoio Social

Cônjuges e parceiros verbalmente abusivos geralmente isolam socialmente seus outros significativos. Você pode ter sido cortado de seus amigos, familiares e outras formas de apoio social anterior. Mesmo que você tenha dado os passos em direção a uma vida melhor por conta própria, é muito mais fácil seguir em frente quando você se cercar de uma rede de apoio encorajadora e amorosa. E um amigo compreensivo pode mantê-lo no caminho certo quando sentir vontade de contatar seu ex, diz a Linha Direta de Violência Doméstica Nacional. (ref. 3) Reconectar-se com os entes queridos e buscar oportunidades para conhecer novas pessoas, alcançando e desenvolvendo seus interesses pessoais. Faça um curso de culinária, participe de uma aula de ginástica em grupo, bata na porta do seu vizinho e diga oi. Junte-se a um grupo de sobreviventes de violência doméstica para se conectar e obter apoio de pessoas que estiveram em seus sapatos.

Buscar aconselhamento - aconselhamento individual pode ser uma fonte benéfica de apoio em todo o processo de recuperação. Conselheiros treinados especializados em violência doméstica podem apresentar uma estrutura de recuperação e ajudá-lo a identificar as habilidades e pontos fortes que você já tem para começar a avançar em sua nova vida, diz Karen Koenig, assistente social licenciada em um artigo para "Serviço Social Hoje". (ref. 4) Entre em contato com a Linha Nacional de Violência Doméstica para conversar confidencialmente com um advogado e obter mais informações sobre conselheiros em sua área. (recursos 1)