casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Maneiras que a violência afeta negativamente o desenvolvimento das crianças

Uma das conseqüências mais devastadoras e duradouras da violência é seu efeito no desenvolvimento infantil. As crianças podem ser expostas à violência de várias formas, incluindo violência de gangues, violência escolar, como bullying, abuso físico ou emocional e crime. Os efeitos da violência variam de acordo com a criança e características específicas, como idade, envolvimento familiar ou nível de resiliência da criança, diz Joy D. Osofsky, professor de pediatria, saúde pública e psiquiatria, em um artigo para a revista "O Futuro das Crianças". . "

Dificuldades de Aprendizagem

As crianças são resilientes e muitas vezes se recuperam das experiências mais difíceis. Mas quando a capacidade de lidar com o estresse da violência é superada, até mesmo a criança mais resiliente experimenta os efeitos do trauma. O aumento das dificuldades acadêmicas pode ser um desses efeitos da exposição à violência em qualquer forma. É também um efeito significativo do estresse traumático na infância, de acordo com a Rede Nacional de Estresse Traumático Infantil. O estresse traumático na infância é uma resposta psicológica que uma criança pode desenvolver depois de testemunhar um evento violento e ameaçador. Além das dificuldades de aprendizagem, as crianças que sofrem de estresse traumático na infância também podem experimentar outras dificuldades que podem afetar o desempenho acadêmico, como ter dificuldade em prestar atenção nas aulas.

Problemas emocionais

Crianças que testemunham ou são vítimas de a violência também pode ter um risco maior de desenvolver problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão, de acordo com a National Child Traumatic Stress Network. Qualquer ameaça real ou percebida à sua segurança pode levar as crianças a desenvolver uma resposta ao estresse que perdure por muito tempo após o evento real ou o estressor ter diminuído. Essas crianças podem sofrer transtornos emocionais ou irritabilidade. Eles também podem exibir outros tipos de alterações emocionais, como chorar com mais frequência ou ficar com raiva ou explosivos com mais frequência.

Problemas físicos

Outro efeito pernicioso da violência no desenvolvimento infantil é o efeito sobre a saúde de uma criança. As crianças expostas à violência em qualquer fase do desenvolvimento podem ter mais probabilidades de sentir dificuldades em dormir ou mudanças no apetite. Se desenvolverem transtorno de estresse pós-traumático em resposta a um evento violento ou traumático, as crianças enfrentam um risco maior de manifestar problemas físicos, como dores de cabeça, dores corporais, tontura ou outras formas de desconforto, segundo a Associação de Minnesota para Crianças. Saúde mental.

Problemas comportamentais /sociais

A violência também pode desencadear problemas comportamentais e sociais em crianças de todas as idades, especialmente se lhes faltar apoio familiar e social adequado. As crianças vítimas ou expostas à violência podem agir de forma agressiva, como o aumento da briga com amigos, irmãos ou pais. No extremo oposto do espectro, algumas crianças podem se retirar do contato social. As crianças vítimas de abuso podem se tornar agressivas ou agir agressivamente em relação a outras crianças. As crianças que intimidam frequentemente agem agressivamente porque foram tratadas de maneira semelhante e agressiva, diz Paul Quinlan, diretor de Serviços de Internamento de Psiquiatria Infantil e Adolescente, em um artigo para o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.