Seu nível de condicionamento físico de pré-concepção indica o nível de atividade física que você pode seguir para uma gravidez saudável. Da mesma forma, o nível de atividade que você pode manter até o terceiro trimestre está diretamente relacionado à intensidade, duração e tipo de exercício que você pode realizar até você entregar. Certas atividades, como yoga e corrida, exigem modificações no terceiro trimestre. Além disso, os sintomas comuns da gravidez tardia podem exigir que você diminua a velocidade, mas exercícios leves ainda são possíveis na maioria dos casos. Discuta seu programa de exercícios pré-natais com seu obstetra ou parteira durante toda a gravidez, especialmente se tiver desconforto relacionado ao exercício.
Alterações físicas
Começando na 28ª semana de gravidez, uma mulher entra em seu terceiro e último trimestre . A gravidez tardia é comumente marcada por ganho de peso constante, falta de ar, fadiga renovada e uma antecipação crescente do parto. Algumas mulheres também sentem desconforto geral que pode causar inquietação e dificuldade para dormir. O aumento do peso do útero exerce pressão sobre os músculos do assoalho pélvico, o que pode resultar em vazamento da bexiga ao tossir, espirrar ou rir. O útero também pode pressionar o nervo ciático, causando dor ciática, uma dor aguda que vai da nádega até a parte de trás da coxa. Cãibras na panturrilha e dor pélvica são outros dois sintomas típicos da gravidez tardia.
Exercício para a gravidez tardia
Até que o bebê caia durante as últimas semanas da gravidez em preparação para o parto, a pressão para cima do útero na sua o diafragma pode fazer você se sentir como se estivesse sempre com falta de ar. Realizar exercícios aeróbicos em intensidade moderada durante toda a gravidez melhora a respiração e aumenta a circulação. Os prestadores de cuidados de saúde normalmente recomendam caminhar, andar de bicicleta estacionário e nadar para as pacientes grávidas porque os exercícios são de baixo a nenhum impacto e fáceis nas articulações. Natação, hidroginástica ou jogging na piscina são especialmente benéficos no terceiro trimestre. À medida que seu centro de gravidade continua a se deslocar e seu corpo fica mais pesado, a água pode aliviar o desconforto relacionado, dando-lhe flutuabilidade.
Taxa de esforço percebido
No passado, as mulheres grávidas de todos os níveis de condicionamento físico e todos os trimestres foram instruídos a medir a intensidade de seus exercícios aeróbicos pela freqüência cardíaca, e não exceder os 140 batimentos por minuto. Recomendações em 2011 orientam você a usar a taxa de percepção de esforço de Borg, ou RPE, para monitorar e ajustar sua intensidade. A escala vai de 6 a 20, ou um “esforço sem esforço” correspondente a “esforço máximo”. Se o seu médico não lhe deu nenhuma restrição ao exercício, tente manter seu esforço entre 12 e 15, ou “muito leve”, para "Um tanto difícil." O RPE compensa a condição do seu corpo; o que parece ser muito leve no primeiro trimestre pode parecer um pouco difícil no terceiro.
Preparação para o Trabalho
Certos exercícios que são benéficos durante a gravidez são especialmente benéfico no último trimestre, à medida que o trabalho de parto e o parto se aproximam Os exercícios de Kegel, que fortalecem e tonificam os músculos do assoalho pélvico que sustentam sua bexiga, intestinos e útero, são seguros e importantes para todas as mulheres grávidas, mesmo aquelas designadas para repouso. Os músculos do assoalho auxiliam no posicionamento da cabeça do bebê durante o parto e podem ajudar a minimizar o risco de gravidez tardia - e pós-parto - hemorróidas ou incontinência urinária.Télvica inclina, círculos do quadril na esfera do exercício, suporte da parede agachamentos e lombares são úteis durante o último trimestre.