casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Exercitar-se demais durante a gravidez pode prejudicar o bebê?

Se você se exercita regularmente antes de engravidar, manter-se ativo durante toda a gravidez pode ajudá-lo a manter sua força e até aliviar sintomas incômodos como inchaço, dores nas costas e constipação. Mas empurrar seu corpo com muita força pode colocar você e seu bebê em risco, então faça uma abordagem modificada para se exercitar até depois que seu bebê nascer.

Temperatura corporal

É normal que a temperatura do seu corpo aumente você é ativo, mas evite exercícios que deixem seu corpo muito quente durante a gravidez. O superaquecimento é especialmente perigoso no primeiro trimestre, porque é um período crítico para o desenvolvimento dos principais órgãos do bebê. Você pode ficar superaquecido mais rapidamente durante a gravidez, então exercite-se em um local fresco e beba muita água antes, durante e depois do treino para se manter hidratado.

Heart Rate

Um coração de corrida é outro sinal que você está se esforçando demais durante um treino. Se você está sem fôlego, não é só você que precisa de mais oxigênio; seu bebê pode não estar recebendo o oxigênio que ela precisa também. Uma boa regra é ter certeza de que você sempre pode falar normalmente durante o exercício.

Lifting Limits

Se você já estava levantando pesos antes de engravidar, é bom continuar contanto que você tenha a permissão do seu médico. . Mas pesos pesados podem causar estresse nas articulações, que se tornam mais frouxas durante a gravidez, graças aos níveis elevados do hormônio relaxina. Limite-se a pesos mais leves durante a gravidez e aumente o número de repetições que você realiza.

Considerações de Equilíbrio

Conforme sua barriga cresce e seu centro de gravidade muda, você fica mais propenso a quedas, que podem ferir você e seu bebê. Evite exercícios projetados para testar seu equilíbrio, como levantamento de peso em pé em uma bola Bosu ou em uma perna. E em vez de correr, caminhar e caminhar em terrenos acidentados ou irregulares, ater-se a superfícies planas até depois da gravidez.

O que é mais importante a lembrar quando se exercita durante a gravidez é que, se parecer errado, não faça isso. A gravidez não é o momento de empurrar o corpo para além da sua zona de conforto, por isso, concentre-se em ficar simplesmente ativo. Finalmente, se tiver sintomas incomuns, como sangramento vaginal, tontura, falta de ar, dor de cabeça, dor no peito, dor na panturrilha ou inchaço, fraqueza muscular, contrações uterinas, diminuição do movimento fetal ou vazamento de líquido da vagina, pare de se exercitar e chame seu médico

, , ] ]