casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Tosse Induzida por Exercício em Crianças

Se seu filho está tossindo apenas durante o exercício, é mais provável que ele venha de uma condição chamada asma induzida por exercício. De acordo com a Kids Health, até 90% das crianças apresentam sintomas de asma quando se exercitam. Só porque o seu filho tem tosse induzida pelo exercício não significa que ele deve evitar qualquer exercício em particular. Com o tratamento adequado, o seu filho deve ser capaz de fazer quaisquer atividades aeróbicas intensas, sem tosse ou asma retardando-o.

Asma induzida por exercício

Crianças que tossem ou sentem falta de ar durante ou após o exercício podem tem asma induzida por exercício ou broncoespasmo induzido pelo exercício. Essa condição ocorre quando as vias aéreas do seu filho se contraem e produzem muco extra. O único gatilho para este tipo de asma é esforço físico.

Causas

De acordo com MayoClinic.com, não está claro por que algumas crianças têm asma e outras não. Também não está claro o que causa a asma induzida por exercício. Fatores que desencadeiam esse tipo de tosse incluem ar frio e seco, alta contagem de pólen, infecção respiratória e produtos químicos como tinta, fertilizantes e herbicidas.

Sintomas

Os sintomas deste tipo de asma incluem tosse, Chiado, aperto no peito ou dor, fadiga durante o exercício e falta de ar. Esses sintomas geralmente começam alguns minutos depois que o seu filho começa a se exercitar e atinge o pico alguns minutos após a interrupção do exercício. Os sintomas podem levar uma hora ou mais para diminuir. A diferença entre estar fora de forma e ter asma induzida por exercício é que a criança fora de forma pode recuperar o fôlego em questão de minutos, enquanto a criança com asma induzida por exercício pode demorar muito mais para se recuperar. Fatores de risco para o desenvolvimento de asma induzida por exercício incluem já ter asma desencadeada por outras coisas, ter um pai ou irmão com asma, ser exposto ao fumo passivo ou poluição do ar, estar acima do peso e ter febre do feno ou outras alergias. As crianças geralmente são mais ativas que os adultos, portanto, elas têm um risco maior de ter asma induzida por exercícios.

Seu filho deve consultar um médico se estiver tossindo durante ou após o exercício. A maioria das crianças encontrará alívio de um inalador de alívio rápido logo antes do exercício para controlar os sintomas. Isso abrirá rapidamente as vias aéreas por várias horas. Algumas crianças podem precisar de medicações de controle diárias a longo prazo se o inalador não fornecer alívio durante o exercício.

Prevenção

Não há como prevenir a asma induzida por exercícios. Seu filho pode tentar manter os sintomas sob controle aquecendo por 15 minutos antes do exercício extenuante, evitando infecções respiratórias e não se exercitando quando ela tem uma infecção, evitando alérgenos e respirando pelo nariz durante o exercício.