O Yoga oferece um fórum para as crianças se exercitarem de forma independente em um ambiente não competitivo, mas focado. Alguns podem ter dúvidas sobre a segurança e adequação do yoga para crianças, devido à natureza extenuante de certas poses. Os pais interessados em apresentar seus filhos à ioga devem estar cientes dos riscos e precauções, buscar treinamento adequado e garantir que seus filhos estejam praticando sob supervisão adequada.
Sobre Yoga
O Yoga é uma forma de exercício que tem cerca de 5.000. anos de idade, originários da Índia. A palavra “ioga”, livremente traduzida da língua sânscrita, significa “união”. As posturas de ioga envolvem uma combinação de alongamento, respiração e relaxamento mental (meditação). Muitas posturas de yoga têm nomes que se baseiam em elementos da natureza (animais, pontos de referência), que podem intrigar as crianças e estimular seus esforços.
Os benefícios da prática de Yoga
Yoga pode desenvolver força e equilíbrio à medida que as crianças aprendem para apoiar seu próprio peso de novas maneiras. O Yoga destaca a boa postura e o alinhamento do corpo, já que muitas poses combinam alongamentos com equilíbrio, mas não permitem ultrapassar o que é confortável (ou seja, o inverso de uma filosofia “sem dor, sem ganho”). As poses incentivam o foco e a concentração, pois as crianças devem aprimorar seus movimentos para a pose específica ou a série de poses. O Yoga desenvolve a flexibilidade, que pode ser obtida através de repetidos alongamentos.
Os Benefícios do Yoga para Crianças
A American Yoga Association (AYA) declara que o yoga não deve ser praticado com menos de 16 anos, como as poses induzir pressão em várias glândulas que podem afetar o crescimento e desenvolvimento da criança. Como resultado, a AYA se opõe a livros e produtos infantis que levam personagens de desenho animado a poses de ioga sem instruções detalhadas e avisos sobre os riscos de ferimentos. Embora a Academia Americana de Pediatria (AAP) não tenha tomado uma posição, reconhece o aumento da prevalência da ioga como uma forma de exercício. "Yoga é o novo futebol", diz Lawrence Rosen, MD, do Comitê de Medicina Complementar, Holística e Integrativa da Academia Americana de Pediatria. O Public Broadcasting Service (PBS) incentiva o yoga como um meio para as crianças aprenderem a aquietar a mente, usar energia de maneira eficiente e cuidar de si mesmas. A PBS observa que o padrão individualizado e o ritmo da ioga criam um ambiente inclusivo para crianças com deficiências.
Produtos de Yoga para Crianças
Crianças e bebês podem ser expostos à ioga através de aulas de “Mamãe e eu”, onde os pais seus filhos ou guiá-los através de movimentos básicos (como levantar os braços). Crianças mais jovens podem praticar ioga usando baralhos de “cartões de pose” ou aprender movimentos de DVDs instrucionais, que estão disponíveis na maioria das bibliotecas públicas.
Precauções de Yoga para Crianças
As crianças tendem a ter articulações mais soltas e grande entusiasmo . Como resultado, eles podem não perceber quando estão se alongando além do que é seguro. Os pais sem formação em yoga interessados em incorporar yoga devem buscar orientação e instrução adequadas. Os pais que praticam de forma independente com os filhos devem estar cientes de que as poses de cabeça para baixo (como as cabeceiras) representam um grande risco para as crianças que têm consciência corporal limitada. De acordo com o instrutor de yoga Baron Baptiste, apenas crianças com mais de 8 anos devem fazer poses de cabeça para baixo e apenas com supervisão de um adulto. Por fim, não consideramos que o yoga seja um substituto para o exercício aeróbico, que é uma forma crucial de combater a obesidade infantil.