A temperatura de um bebê no útero permanece constante na mesma temperatura corporal da mãe, que é de cerca de 99,86 graus Fahrenheit, de acordo com a Birth.com. O site informa ainda que a temperatura corporal comum para um bebê recém-nascido é de cerca de 96,8 graus Fahrenheit.
Regulando a temperatura corporal
Um bebê recém-nascido é incapaz de regular a temperatura do corpo porque ele não pode tremer ou suar as glândulas sudoríparas nos pés, mãos, cabeça e pescoço. Os recém-nascidos retornarão à posição fetal para se manterem aquecidos se não receberem um pano após o nascimento. A principal fonte de calor do bebê recém-nascido é a gordura do bebê, ou tecido adiposo marrom, que responde por 2 a 7% do peso corporal do bebê recém-nascido no nascimento, de acordo com a Birth.com. Um médico ou profissional de saúde pode colocar o recém-nascido em uma incubadora por 12 a 24 horas se a temperatura do corpo do bebê estiver abaixo do normal até que a temperatura atinja um nível mais saudável. Recém-nascidos que pesam menos de 6 lb, 3 oz. pode exigir cuidados adicionais, como um gotejamento de fluidos ou alimentação por sonda, de acordo com a Birth.com
Perda de calor
A queda na temperatura do útero da mãe para uma sala de parto pode contribuir para a perda excessiva de calor em um bebê recém-nascido. A evaporação do líquido amniótico da pele do recém-nascido também pode contribuir para a perda de calor corporal do recém-nascido. Uma sala que receba correntes de ar a partir de ventiladores de ar condicionado, de um ventilador ou de uma porta aberta pode causar ainda mais perda de calor. Birth.com refere-se a isso como perda de calor por convecção. O bebê recém-nascido também pode perder o calor do corpo se a pele dele tocar objetos ou superfícies mais frias, como mãos frias do cuidador, uma toalha fria ou uma mesa de exame.
Os cuidadores devem garantir que não haja ar rascunhos na sala e deve secar o bebê com uma toalha momentos após o nascimento. A Birth.com sugere que um recém-nascido receba contato imediato pele a pele com o peito quente da mãe. Coloque um cobertor ou toalha quente fora do corpo do recém-nascido, bem como um gorro ou gorro na cabeça do bebê recém-nascido.
Tomando a temperatura de um recém-nascido
Sutter Health recomenda tomar a temperatura de um bebê recém-nascido embaixo do braço ou no reto. Use uma toalha para secar a área sob o braço do bebê recém-nascido e pressione o termômetro entre o braço do recém-nascido e o lado do corpo dela. Para obter uma temperatura retal, cubra a extremidade de um termômetro sem cisto com vaselina e insira-o gentilmente no reto do bebê, a uma distância não superior a 1/2 polegada. Evite usar um termômetro de ouvido para medir a temperatura de um bebê recém-nascido, porque os canais auditivos do recém-nascido estão molhados e podem contribuir para uma leitura incorreta da temperatura. A Sutter Health adverte contra tomar a temperatura do seu bebê regularmente e aconselha que você a tome somente quando acreditar que ela está doente.