A primeira infância vai do nascimento aos 8 anos de idade. Este é um momento de mudanças e desenvolvimentos críticos quando a criança alcança as habilidades físicas e mentais que ela usará para o resto de sua vida. O Centro sobre o Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard compara o desenvolvimento do cérebro à arquitetura de uma casa: construir uma base sólida durante este período da primeira infância ajuda a garantir uma estrutura sólida no futuro.
Desenvolvimento cognitivo
Psicólogo infantil Jean Piaget desenvolveu uma teoria da aprendizagem cognitiva para explicar por que as crianças aprendem de maneira diferente dos adultos. Sua teoria é dividida em etapas da vida. O estágio inicial, abrangendo o nascimento até dois anos, é chamado de fase sensório-motora. Esta fase é caracterizada pela aprendizagem através da sensação e movimento. O estágio pré-operacional ocorre de cerca de 2 a 7 anos de idade. As crianças nesta fase são muito imaginativas, bem como auto-orientadas. Quando uma criança entra no estágio concreto, durando desde o primeiro grau até o início da adolescência, ela aprende que os outros não vêem necessariamente as coisas da mesma maneira que ela, e as habilidades de raciocínio melhoram. depende não apenas do desenvolvimento mental, mas também do desenvolvimento físico dos mecanismos de fala, incluindo a língua e as cordas vocais. Exposição e interação são críticas para a aquisição da linguagem. As crianças frequentemente falam e adquirem a língua de maneira mais rápida e eficiente do que aquelas que não são. De acordo com a Clearinghouse on Early Education e Parenting, "há fortes evidências de que as crianças nunca podem adquirir uma língua se não tiverem sido expostas a uma língua antes de atingirem a idade de 6 ou 7 anos." As crianças crescem rapidamente do nascimento aos 2 anos de idade, de acordo com o departamento de Saúde Infantil e Infantil da Mayo Clinic, o bebê médio dobra seu peso ao nascer em 5 ou 6 meses. Crescimento, em seguida, diminui a uma média de 2,5 centímetros de altura e 5 a 7 libras. em peso por ano. À medida que seus corpos e cérebros se desenvolvem, as habilidades motoras brutas e finas melhoram, permitindo que as crianças concluam tarefas mais complexas e complexas. Normalmente, o nível de atividade de uma criança é o mais alto entre as idades de 3 e 5 anos.
Desenvolvimento Psicossocial
O desenvolvimento psicológico e social está interligado. O psicanalista Erik Erikson identificou vários estágios psicossociais, compostos de conflitos básicos, ocorrendo ao longo da vida. A primeira etapa, que abrange desde o nascimento até os 2 anos, é caracterizada pelo desenvolvimento de confiança; um bebê aprende se pode confiar em seu ambiente com base na resposta do cuidador às suas necessidades. A próxima etapa, que ocorre durante os anos da criança, é baseada no treinamento de toalete. As crianças desenvolvem um senso de autonomia com o sucesso do tratamento ou sentimentos de vergonha e dúvida com o fracasso do banheiro. A independência é um aspecto crucial do estágio locomotor, com idades entre 3 e 6 anos. Durante esse período, as crianças desenvolvem uma iniciativa, mas podem sentir sentimentos de culpa se forem muito assertivas.
Desenvolvimento emocional
Por volta dos 2 anos, a maioria das crianças experimenta emoções autoconscientes, incluindo orgulho e constrangimento. Os anos da criança são marcados por birras freqüentes, porque as crianças nessa idade não têm controle total sobre suas emoções. À medida que as crianças amadurecem, desenvolvem formas mais eficazes de lidar com emoções negativas.