Infantil
A Biblioteca Nacional de Medicina define uma criança como uma criança com idade inferior a 1 ano. Os bebês são completamente dependentes de outra pessoa, muitas vezes uma mãe, para cuidar deles. Eles não podem andar ou falar e precisam de ajuda para comer. Durante este primeiro ano de vida, muitas progressões drásticas no desenvolvimento ocorrem.
Existem quatro categorias principais para o desenvolvimento infantil, de acordo com a American Pregnancy Association. O desenvolvimento social ocorre quando o bebê começa a reconhecer e interagir com outros seres humanos. Embora as crianças não possam conversar, elas começam a desenvolver suas habilidades linguísticas à medida que começam a entender e se expressar. Os bebês fazem grandes avanços nas habilidades motoras, desde aprender a segurar a própria cabeça e sentar, engatinhar e puxar para cima. Pequenas habilidades motoras também se desenvolvem, incluindo alcançar e agarrar objetos.
Toddler
Transição de bebês para crianças, que incluem crianças entre 1 e 2,5 a 3 anos. A criança é um nome adequado, pois durante esse estágio de desenvolvimento eles começam a andar, mas se mostram instáveis em seus pés. Toddlers dominam muitas novas habilidades, incluindo andar, falar, resolver problemas e habilidades sociais. A Rede Nacional de Puericultura relata que um dos marcos mais importantes que uma criança atinge é encontrar sua independência.
Esse estágio geralmente se mostra frustrante para os pais, já que crianças exibindo sua independência muitas vezes parecem estar se comportando mal. Torna-se importante lembrar que, para uma criança que ainda não tem as habilidades linguísticas para expressar suas necessidades, ela pode se tornar frustrante também.
Pré-escolar