À medida que a criança cresce, espera-se que ela atinja certos marcos ou ganhe a capacidade de executar tarefas apropriadas à idade, que indicam o nível de seu desenvolvimento. Na avaliação do desenvolvimento físico, duas áreas principais são consideradas: habilidades motoras grossas, ou seja, a capacidade da criança de usar grandes grupos musculares para sentar, ficar em pé, andar, correr e manter o equilíbrio; e habilidades motoras finas - usando as mãos para escrever, desenhar, comer, vestir, brincar e coordenar outros pequenos movimentos musculares.
Expert Insight
De acordo com "Willard and Spackman's Occupational Therapy, "A realização bem-sucedida dessas tarefas leva à felicidade e ao sucesso em tarefas posteriores, enquanto a falha leva à infelicidade pessoal, à desaprovação da sociedade e à dificuldade com tarefas posteriores". Ao alcançar marcos importantes na idade certa, a criança aprende a explorar e a se sentir confortável com seu ambiente.
Idade 3
Aos três anos de idade, espera-se que uma criança atinja certas habilidades motoras grossas. Ela deve ser capaz de andar, balançando cada braço em conjunto com a perna oposta e manter o equilíbrio. Ao subir escadas, ela coloca um pé em cada piso sem apoio, mas desce os degraus usando dois pés em cada piso, sem apoio. Saltando de uma altura de 12 polegadas com os pés juntos ou com um pé na frente começa nesta fase. A criança deve ser capaz de pular em um pé duas ou três vezes, chutar uma bola para a frente e pedalar um triciclo.
Suas habilidades motoras finas devem incluir alimentar-se com uma colher ou garfo, lavar e secar as mãos, construindo uma torre de nove a dez blocos e botões desabotoados ao seu alcance. A criança de três anos de idade pode usar um lápis imaturo e pode precisar de uma ajudinha para usar o banheiro na idade de quatro anos
Além do acima, uma criança de quatro anos deve ser capaz de executar com boa coordenação entre pernas e braços, suba e desça escadas, um pé por piso, pule apenas com um pé e galope. Agora ele pode desenhar uma pessoa com duas a quatro partes do corpo e desenhar formas.
Idade Cinco
A média de cinco anos de idade é muito enérgica e começa a fazer coisas como patins, pular corda, balanceamento para trás em um feixe e fazendo cambalhotas. Ela também é capaz de descer escadas com os pés alternados, ficar em um pé por 10 segundos ou mais e pular um obstáculo de 10 polegadas de altura.
Na coordenação motora fina, ela usa um aperto de lápis maduro, vestidos -se de forma independente e copia um triângulo e outros padrões geométricos. Por esta altura, ela deve ser capaz de cuidar de suas necessidades de higiene com pouca assistência e bater palmas ritmicamente.
Considerações
Estes marcos de desenvolvimento são dados como um guia e não devem ser interpretados como a norma para cada criança. Não há duas crianças iguais. No entanto, se você está preocupado que seu filho pode não estar desenvolvendo a uma taxa normal, consulte o seu pediatra.