casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Tom muscular baixo em bebês

O tônus ​​muscular baixo em bebês é conhecido como hipotonia. A hipotonia é uma condição autônoma ou um sintoma de um problema médico maior. Um pediatra pode diagnosticar o tônus ​​muscular baixo e preparar um plano de tratamento para bebês com a condição. É importante que os pais de crianças com hipotonia tenham expectativas realistas sobre o desenvolvimento físico e a força do bebê.

O que é o Low Muscle Tone?

O baixo tônus ​​muscular, ou hipotonia, é uma condição caracterizada por músculos flácidos em crianças. Bebês com baixo tônus ​​muscular têm atrasos nas habilidades motoras, fraqueza muscular e problemas de coordenação que podem acompanhá-los até a idade adulta. Eles provavelmente se sentam, engatinham, andam e falam mais tarde do que bebês sem hipotonia; eles muitas vezes precisam de terapia física ou ocupacional para alcançar esses marcos de desenvolvimento.

Causas de baixo tom muscular

Em alguns casos, o tônus ​​muscular baixo é frequentemente causado por problemas médicos graves, incluindo síndrome de Down, paralisia cerebral, hipotireoidismo ou um problema neurológico. Quando não existe uma condição médica subjacente, o baixo tônus ​​muscular é conhecido como hipotonia congênita benigna. Essa forma de hipotonia é geralmente mais branda; muitas vezes melhora à medida que o bebé envelhece sem intervenção especial. A hipotonia congênita benigna provavelmente tem um componente genético, como geralmente ocorre nas famílias.

Tratamento para o baixo tônus ​​muscular

Embora alguns bebês com tônus ​​muscular baixo não precisem de intervenções especiais à medida que crescem, a maioria dos bebês precisará de tipo de apoio ou tratamento especial. Fisioterapia ajuda as crianças a sentar, engatinhar e andar. A terapia da fala também é útil para bebês com fala atrasada. As crianças com hipotonia beneficiam-se muito do envolvimento em esportes e atividades físicas, embora a maioria não possa participar do nível competitivo. A hipoterapia, ou equitação terapêutica, também tem sido usada com algum sucesso em crianças com hipotonia.

Diagnóstico e avaliação

Quando uma criança suspeita de tônus ​​muscular baixo, o primeiro passo é consultar um pediatra por um avaliação minuciosa e para descartar quaisquer problemas médicos importantes que possam estar causando a hipotonia. Mais de 50% dos pacientes com hipotonia são diagnosticados apenas por história e avaliação física, embora o exame de DNA e a imagem craniana também possam ser usados ​​no diagnóstico. Os pais de bebês com hipotonia também são encorajados a diminuir suas expectativas em relação às habilidades físicas de seus filhos. Embora seja improvável que um bebê com hipotonia se torne um atleta de estrela, eles podem melhorar dramaticamente sua força física com as intervenções e apoio corretos.