O cérebro pode muito bem ser a fronteira final da biologia. Embora psicólogos e psicanalistas proeminentes tenham desenvolvido e expandido teorias do desenvolvimento psicológico, ainda há muitos aspectos do desenvolvimento e da função do cérebro que a ciência não compreende completamente. No entanto, usar as informações disponíveis para entender o desenvolvimento psicológico da primeira infância pode ajudar pais e cuidadores a proporcionar um ambiente saudável e estimulante para as crianças. O psicanalista Erik Erikson teorizou que os seres humanos progridem através de oito estágios de desenvolvimento social. Desenvolvimento emocional do nascimento à velhice. Em cada estágio, uma pessoa se depara com um conflito. Seu ambiente e experiências determinam se ele desenvolve um traço de personalidade positivo ou negativo resultante do conflito. Os quatro estágios que ocorrem desde a infância até a adolescência inicial informam o desenvolvimento da esperança, da vontade, do propósito e da confiança. O psicólogo do desenvolvimento Jean Piaget desenvolveu uma teoria para explicar como a mente processa novas informações, afirmando que as crianças progridem através de quatro estágios cognitivos desde a infância até a adolescência. Do nascimento até os 2 anos, as crianças estão no estágio sensório-motor, caracterizadas pelo uso de sentidos e reflexos para entender o ambiente. A fase pré-operacional, com duração de cerca de 2 a 7 anos, é governada pela comunicação através da linguagem e do simbolismo. Durante a fase concreta, que dura até o início da adolescência, o conhecimento abstrato das crianças e as habilidades de raciocínio melhoram.
Desenvolvimento Moral
A teoria do desenvolvimento moral do psicólogo Lawrence Kohlberg se expandiu na teoria de Piaget. A moralidade na primeira infância é caracterizada pela crença de que as regras são absolutas e que as ações são certas ou erradas. Tipicamente, uma criança solicitada a explicar por que é errado fazer algo de ruim pode se referir a punição, talvez respondendo, “porque você pode se meter em encrencas”. A maioria das crianças não consegue captar áreas cinzentas morais até a adolescência mediana. O estágio da moralidade na primeira infância é chamado pré-convencional porque as crianças não se vêem como membros da sociedade.
Influência ambiental
Embora a comunidade científica continue a debater exatamente como o cérebro funciona, não há dúvida de que o ambiente e as experiências desempenham um papel importante no desenvolvimento psicológico da criança. Como o centro Zero to Three afirma: “Relacionamentos responsivos com cuidadores primários consistentes ajudam a construir apegos positivos que apóiam o desenvolvimento socioemocional saudável.” Esses relacionamentos precoces influenciam o desenvolvimento social e emocional ao longo da infância.
Transtornos da Saúde Mental
As crianças pequenas podem sofrer de uma variedade de distúrbios mentais. As estimativas de prevalência variam amplamente, mas o Centro Nacional para Crianças na Pobreza relata que até 11% das crianças menores de 5 anos sofrem de transtornos de ansiedade e fobias e até 26% têm transtorno desafiador de oposição. Outros transtornos mentais comuns na primeira infância incluem transtorno de déficit de atenção /hiperatividade e transtornos de conduta.