O tempo entre o primeiro e o segundo aniversário de um bebê é um período de grande crescimento em habilidades de desenvolvimento, incluindo habilidades motoras brutas e finas. Todos os bebês se desenvolvem de maneira diferente, mas, como as habilidades motoras se constroem - o bebê precisa ficar em pé antes de poder andar - é importante que elas aconteçam dentro de um prazo razoável. Por essa razão, pediatras e outros especialistas estabeleceram diretrizes para quando uma criança de 1 ano deve ser capaz de realizar certas tarefas.
12 a 18 meses: Habilidades Motoras Brutas -
O primeiro aniversário é um marco por muitas razões - uma delas é que muitos bebês aprendem a andar por aí. Aqueles primeiros passos vacilantes são apenas uma prévia do que está por vir. Andar é o primeiro passo para a corrida, que é seguido pelo salto. É normal que um bebê comece a andar a qualquer momento entre 9 e 15 meses de idade, de acordo com a Autoridade de Hospitais e Clínicas da Universidade de Wisconsin. Se seu filho não estiver andando até os 16 meses de idade, leve-o a consultar seu pediatra para descartar qualquer problema. Outras habilidades motoras brutas que seu bebê deve desenvolver aos 18 meses de idade incluem ser capaz de se sentar e se levantar e ser capaz de rolar uma bola no chão. Os bebês dessa idade também costumam subir em uma cadeira de tamanho adulto, sentar-se nela e andar para trás por pelo menos cinco passos enquanto puxam um brinquedo.
12 a 18 meses: Habilidades Motoras Finais
Motor Fino As habilidades permitem que seu bebê manipule objetos, faça gestos, se alimente e crie arte. Uma criança de 1 ano geralmente pode apontar, acenar e bater palmas. Ele pode empilhar dois cubos e colocar três brinquedos ou outros itens em um contêiner. Quando seu bebê atingir os 15 meses de idade, ele deverá ser capaz de empilhar três cubos em uma pequena torre - em 18 meses, essa torre deve ter entre quatro e seis cubos de altura. Um menino de 15 meses deve ser capaz de puxar uma corda, segurar dois objetos em uma mão e remover as meias. Um jovem de 18 meses deve ser capaz de rabiscar com giz de cera ou marcadores e usar gestos enquanto joga. Uma criança de 18 meses deve manipular objetos com propósito - a intenção de mover um carrinho de brinquedo na rua, a intenção de colocar um brinquedo em seu devido lugar e a intenção de levar uma colher até a boca. Se seu filho não parece estar manipulando itens com um propósito, discuta isso com seu pediatra.
18 a 24 meses: Habilidades Motoras Brutas -
As habilidades motoras crescem em ritmo acelerado entre as idades de um pediatra. 18 e 24 meses. Seu pequenino - que talvez nem estivesse andando em sua festa de aniversário - agora está correndo pela casa e entrando em tudo. Ela pode subir as coisas e jogar e chutar uma bola. Aos 21 meses de idade, a maioria das crianças pode subir ou descer um lance de escadas se segurar o corrimão, e um de 21 meses provavelmente pode andar de bicicleta sem usar os pedais. Aos 24 meses de idade, a criança deve ser capaz de pular no lugar e de uma etapa inferior. Seu pediatra pode até pedir ao seu bebê que salte no seu horário de 24 meses. Se ela não puder cumprir este e outros marcos motores grosseiros, seu pediatra poderá discutir com você opções como fisioterapia - o que às vezes é necessário para crianças com problemas sensoriais - ou ele pode tranquilizá-lo de que seu filho está a caminho desenvolva todas as suas habilidades motoras em um ritmo um pouco mais lento que a média.
18 a 24 meses: Habilidades Motoras Finas
Habilidades motoras finas também continuam a se desenvolver durante esse tempo. Aquela colher que continuava sentindo falta da boca do seu bebê poderia fazê-lo com menos confusão agora. Aos 21 meses, a criança deve ser capaz de desenhar um círculo depois de desenhar uma, empurrar uma corda através de um buraco de 1 polegada, virar uma maçaneta e segurar uma xícara em uma mão. Aos 24 meses, a maioria das crianças pode lavar as próprias mãos, usar uma tesoura de segurança, puxar a própria calça para baixo com um pouco de ajuda e lavar as próprias mãos - bem a tempo do treinamento com o penico. No momento em que o segundo aniversário acontece, muitas crianças também estão usando bonecas e outros brinquedos para se envolver em brincadeiras imaginativas. Se você está preocupado que sua criança não parece estar cumprindo alguns desses marcos, tenha em mente que todas as crianças se desenvolvem de forma diferente, mas marque uma consulta com seu pediatra para o caso. , , ] ]