casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família

Estágios de Desenvolvimento Infantil e Infantil

A Academia Americana de Pediatria divide o desenvolvimento infantil em quatro etapas principais. Os estágios de desenvolvimento como um todo cobrem a criança desde a gravidez até os 21 anos de idade. Os estágios em ordem crescente de idade são infância, primeira infância, meia infância e adolescência.

Infância

A infância é o primeiro estágio de desenvolvimento para crianças e abrange a criança durante o pré-natal e até um ano de idade . A Rede Nacional de Puericultura lista vários marcos do desenvolvimento que ocorrem durante o primeiro ano de vida. O primeiro ano é um período de rápido desenvolvimento para habilidades motoras, linguísticas, sociais, sensoriais e de pensamento. No final do primeiro ano, as crianças geralmente conseguem engatinhar, sentar-se sem apoio, balbuciar e copiar sons e ações simples.

Primeira infância

A primeira infância abrange os anos 1 a 4 da vida de uma criança e é também um estágio de rápido desenvolvimento. Este é um estágio importante durante o qual as crianças desenvolvem habilidades básicas que usarão ao longo de toda a vida. No final deste período de desenvolvimento, as crianças devem ser capazes de se envolver em brincadeiras fantasiosas, falar com clareza em frases curtas e devem interagir bem com outras crianças.

Infância Média

idades de 5 a 10. O maior desenvolvimento que ocorre durante esses anos de escolaridade são as habilidades sociais. As crianças entram em contato não apenas com outras crianças da mesma idade, mas também com adultos fora da família. A auto-estima começa a se desenvolver durante esse estágio, e traços individuais de personalidade começam a brilhar. As crianças também começam a explorar mais independência durante esse estágio de desenvolvimento.

Adolescência

A adolescência é o estágio final do desenvolvimento infantil reconhecido pela Academia Americana de Pediatria. Esta fase abrange 10 anos, a maior das etapas reconhecidas. Durante esse período, as crianças passam por várias mudanças que podem ser estressantes. Eles não apenas passam por mudanças físicas associadas à puberdade, mas também apresentam mudanças emocionais à medida que começam a definir melhor suas habilidades de tomada de decisão e a fazer suas próprias escolhas. Esse estágio é extremamente importante e define o cenário para quem eles serão na idade adulta.