Sigmund Freud
O médico vienense Sigmund Freud acreditava que as crianças desenvolvem psicologicamente com base em como seus pais reagem às experiências da primeira infância com treinamento de toalete, agressão. ", 3, [[Sua teoria "psicossexual" propunha que as crianças progredissem através de vários estágios distintos em seu caminho para a idade adulta: Oral, Anal, Fálico, Latência e Genital. Experiências com gratificação sexual ou prazer experimentado de uma parte específica do corpo durante qualquer fase do desenvolvimento, ou interrupção de uma fase por trauma, podem levar à neurose. A teoria também introduz a noção de um "id" subconsciente, que busca a gratificação a todo custo, e um "ego" dominador, a mente racional que assume o controle da personalidade de alguém. Um "superego" também existe, internalizando regras parentais e autoritárias para viver e fornecendo orientação para o ego e frustração para o id.
Erik Erikson
Influenciado pelo trabalho de Freud, a teoria do comportamento da primeira infância do psicólogo Erik Erikson baseou-se no desenvolvimento progressivo do sentido cognitivo do eu de uma pessoa. Em sua opinião, as crianças formam sua visão de mundo e senso de identidade com base em suas experiências durante vários estágios: Confiança vs. Desconfiança (nascimento aos 18 meses), Autonomia vs. Vergonha ou Dúvida (18 meses a 3 anos), Iniciativa vs. Culpa ( 3 a 5 anos), Indústria vs. Inferioridade (5 a 12 anos) e desenvolvimentos cognitivos posteriores. Quão efetivamente as crianças são estimuladas durante os vários estágios iniciais de desenvolvimento, pensou Erikson, determina quão bem ajustadas e produtivas elas se tornam quando adultas.
Lawrence Kohlberg
O acadêmico e psicólogo Lawrence Kohlberg, da teoria da psicologia, propôs três e níveis lineares de desenvolvimento moral, divididos em duas etapas cada. O primeiro nível, que ocorre durante a primeira infância (antes da adolescência), ele chamou de nível pré-convencional, orientado a consequências, e é caracterizado por dois estágios: Obediência e Castigo, em que regras absolutas sempre são seguidas por consequências; e Individualismo e Intercâmbio, onde o interesse próprio determina quais regras podem ser negociadas.
Jean Piaget
O psicólogo desenvolvimentista suíço Jean Piaget teorizou que todas as crianças se desenvolvem linearmente através de quatro estágios: o estágio Sensorimotor (nascimento até 2 anos) antiga), estágio pré-operacional (2 a 7 anos), estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) e estágio de Operações Formais (últimos 11). Durante o estágio sensório-motor, a criança assimila o conhecimento sobre seu ambiente e aprende a diferenciar entre ela e o mundo. Ela aprende a acomodar objetos e resultados inesperados e classifica os objetos de acordo com seus recursos básicos durante o estágio pré-operacional. No estágio de Operações Concretas, ela desenvolve a capacidade de pensar abstratamente e conceituar ideias para explicar suas próprias experiências.
Urie Bronfenbrenner
A psicóloga desenvolvimentista Urie Bronfenbrenner propôs pela primeira vez a Teoria dos Sistemas Ecológicos, que também é chamada de Teoria dos Sistemas Bioecológicos ou Teoria da Ecologia Humana. A principal premissa dessa teoria é que o desenvolvimento de uma criança é influenciado por cinco sistemas ambientais: o Microssistema, que envolve todas as interações sociais com aqueles que estão mais próximos da criança; o Mesossistema, essas interações entre os membros do microssistema da criança; o Exosystem, o elo entre o contexto ambiental direto de uma criança e o maior contexto social; o macrossistema, o contexto cultural de uma criança; e o Chronosystem, ou mudanças que ocorrem ao longo da vida de um indivíduo.