Os recém-nascidos ganham peso rapidamente durante os primeiros 6 a 12 meses de vida. A maioria dos bebês duplica o peso ao nascer aos 6 meses de idade. Embora a taxa de crescimento diminua após 6 meses, os bebês continuam ganhando peso no primeiro ano de vida. No entanto, a taxa de crescimento depende de uma série de fatores, especialmente se a criança é amamentada ou alimentada com fórmula. - Recém-nascidos e bebês recém-nascidos A maioria dos recém-nascidos a termo nascidos entre 38 e 40 semanas de gestação. pesar entre seis e nove quilos no nascimento. Durante a primeira semana de vida, os bebês tendem a perder algum peso, mas o peso perdido é geralmente recuperado na segunda semana de vida. Bebês alimentados com fórmulas tendem a perder cerca de 5% de seu peso ao nascer na primeira semana; Considerando que os bebês amamentados podem perder entre sete e 10 por cento do seu peso ao nascer na primeira semana, observa a Associação Americana de Gravidez.
Quatro a seis meses
Os recém-nascidos continuam a ganhar cerca de cinco a sete onças por semana nos primeiros 3 a 4 meses de vida. A maioria dos bebês deveria ter dobrado seu peso ao nascer em 6 meses, mas muitos podem ter dobrado seu peso ao nascer aos 4 meses de idade. Aos 1 ano de idade, a maioria dos bebês triplicou seu peso ao nascer. A taxa de ganho de peso do bebê depende de vários fatores, como se a criança fosse prematura, estivesse doente, o sexo do seu filho ou se a criança fosse amamentada ou alimentada com leite artificial. Diferenças
Com cerca de 4 meses de idade, as taxas de crescimento entre bebês alimentados com leite materno e leite artificial começam a mudar e são muitas vezes visíveis fisicamente. Como o leite materno tem um efeito diferente no metabolismo e nos níveis de insulina do bebê, os bebês amamentados tendem a armazenar gordura de forma diferente. Assim, os bebês amamentados tendem a ser mais longos e magros e pesam cerca de meio quilo a menos que os bebês alimentados com fórmula aos 12 meses de idade, de acordo com o site Ask Dr. Sears.
Breastfeeding and Weight Gain Review
Para os bebês amamentados sendo magros, eles também são menos propensos a se tornarem obesos mais tarde, observa Doraine Bailey, MA, IBCLC. Bebês amamentados têm mais controle sobre a quantidade de leite que bebem e menor probabilidade de consumo excessivo. Isso os ensina a parar de comer quando estão cheios, em vez de continuar a comer até que a garrafa esteja vazia. Quando as crianças consomem continuamente mais do que o necessário, elas ganham mais peso e esse hábito pode continuar até a idade adulta. Além disso, o leite materno contém muitos sabores diferentes com base no que a mãe come; enquanto que o leite de fórmula sempre tem o mesmo sabor. Consequentemente, bebês amamentados são mais abertos a comer uma variedade maior de alimentos, como frutas e vegetais, do que bebês alimentados com fórmulas infantis.