Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças estimam que 17% de todas as crianças dos EUA com idades entre 2 e 19 anos são obesas. Essa taxa triplicou desde 1980. Crianças com peso não saudável têm pressão arterial mais alta, problemas respiratórios, maiores riscos de diabetes e maior chance de contrair doenças cardíacas quando adultas. Acrescente a isso o estigma social e os problemas de auto-estima que atormentam as crianças com sobrepeso e obesidade, e o problema se intensifica. Perder peso é uma ótima maneira para uma criança pesada começar a procurar e sentir-se melhor.
Faça seu filho ser examinado por um pediatra antes de iniciar qualquer programa de perda de peso. Seu médico provavelmente medirá o índice de massa corporal (IMC) de seu filho para determinar se ele precisa ou não perder peso. Se o seu IMC estiver no 85º percentil para a idade e a altura do seu filho, a perda de peso será recomendada. Converse com seu pediatra sobre uma meta razoável de perda de peso para seu filho. Quando você discute a perda de peso com seu filho, isso ajuda a enfatizar a melhoria da saúde em vez da dieta. É melhor evitar que seu filho se sinta mal com o corpo dele e você terá uma chance melhor de sucesso se conseguir estabelecer um tom positivo em vez de negativo.
Escolhas de alimentos melhores
Eliminar alimentos que são ricos em gordura e açúcar e reduzir a ingestão calórica total do seu filho. Evite restaurantes de comida rápida e escolha alimentos frescos e integrais em vez de alimentos embalados e processados sempre que puder. Mantenha a cozinha abastecida com frutas frescas, vegetais, cereais integrais e proteínas magras, para que as refeições e lanches incluam escolhas saudáveis. Incentive seu filho a lanchar o quanto ele quiser; apenas certifique-se de que ele esteja ingerindo alimentos como uvas, maçãs, frutas vermelhas, cenouras, palitos de queijo com baixo teor de gordura e pipoca com baixo teor de gordura, em vez de doces e biscoitos. Pack almoço do seu filho para a escola em vez de encomendar o almoço quente. Almoços escolares são muitas vezes ricos em calorias, sódio e gordura.
A atividade física da Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças não tenham mais do que uma ou duas horas de tempo de tela (televisão, videogames, computadores). . Mais atividade física e menos tempo no sofá mantém as crianças mais saudáveis. Exercício vai ajudar seu filho a perder a quantidade adequada de peso, mas não deve se sentir como o trabalho para o seu pequeno. Caminhe para a escola em vez de dirigir, se for prático. Incentive seu filho a praticar esportes na escola ou em uma liga recreativa local. Se os esportes em equipe deixarem seu filho desconfortável, sugerir uma aula de dança ou participar da YMCA local para nadar e aproveitar outras oportunidades esportivas.
Definição de um exemplo
Mesmo que você não precise perder peso sozinho, mostre a sua criança como comer saudavelmente e exercício terá um impacto positivo. Beber água em vez de refrigerante e suco, comer uma dieta saudável, ensinar seu filho a cozinhar, iniciar uma horta e exercitar com seu filho. Torne a vida saudável uma atividade familiar. Acompanhe a perda de peso do seu filho e celebre as vitórias. Quando seu filho atingir seu objetivo de perda de peso, crie uma recompensa: vá comprar roupas novas ou gaste na nova bicicleta que ele está querendo.